Maquinas simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2-Principio de Funcionamento
O princípio da alavanca é um dos conceitos mais antigos da Física. A teoria das alavancas simples foi formulada por Arquimedes e ele dizia: “Dai-me um ponto deapoio e levantarei a Terra”.
As alavancas são barras rígidas de vários formatos que apoiada a um ponto fixo, multiplica a força aplicada sobre vários objetos de pesos variados.
As alavancasapresentam três pontos: o ponto fixo (apoio), a resistência, que seria a carga que queremos levantar, e a potência, que é o local onde aplicamos a força.

Temos uma relação: , portantoquanto maior a alavanca, maior é a força aplicada na resistência
Podemos classificar as alavancas dependendo da localização do apoio, da resistência (carga) e da potência (força). Temos trêsclassificações
• Primeira Classe ou Interfixas
• Segunda Classe ou Inter-Resistente
• Terceira Classe ou Interpotente
2.1- Interfixas

Nas alavancas da primeira classe (alavancasinterfixas), o ponto de apoio está entre o ponto de aplicação da força de ação e o da força de resistência.

A balança de dois pratos é um exemplo de uma alavanca interfixa, pois o ponto apoio (A)está entre a aplicação da força potente (P) e a aplicação da força resistente (R).
.
2.2- Inter-Resistente
Nas da segunda classe, o ponto de aplicação da força de resistência (alavancasinter-resistentes) está entre o da força de ação e o ponto de apoio.

Um exemplo de uma alavanca inter-resiste seria o abridor de garrafa, pois a aplicação da força resistente (R) está entre aaplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A).

2.3-Interpotente
Nas da terceira classe (alavancas interpotentes), a força de ação está aplicada entre a de resistência e o pontode apoio.

Um cortador de unha e um exemplo de uma alavanca interpotente, pois a aplicação da força potente (P) está entre a aplicação da força resistente (R) e o ponto de apoio (A).
tracking img