Aprendizagem organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |


Disciplina: Aprendizagem Organizacional
Curso: Gestão Financeira
Professor: Alessandra de Oliveira
Nome do aluno:
Data: 05/08/12

Orientações:
▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue aatividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia o seguinte caso:

Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova culturaorganizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tensona organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários.
Fonte: http://public.inep.gov.br/enade2009/ADMINISTRACAO.pdf

A partir da leitura do caso e dos conteúdos estudados ao longo da disciplina responda:

a) Qual/quais a (s) característica(s) /paradigma(s) organizacional/ organizacionais que a empresa Xambri apresenta? Justifiquesua resposta, por meio de trechos do texto acima. (2,0 pontos)


Um paradigma organizacional que notamos é a aversão a mudança, o medo dos membros do grupo de sair da zona de conforto onde estavam antes, para a incerteza do futuro, que podemos perceber nesse trecho: “principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças eparticipação nas decisões.”

b) Apresente e justifique três características que Carlos deve assumir enquanto gestor, que irá melhorar a cultura e o clima organizacional da Xambri? (2,0 pontos)

Flexibilidade é, sem dúvida, uma das características mais importantes que um gestor deve ter. Não adianta apenas flexibilidade se o gestor não tiver conhecimento para o auxilio na tomada de decisões.Estabelecer metas em torno de um objetivo comum, mobilizando todos da empresa, valorizar o saber compartilhado, exaltando sempre a criatividade e a individualidade de cada um. Atualizar-se sempre e manter seus empregados em constante processo de aprendizagem.


2. Relacione a parábola do velho lenhador com os conhecimentos explícito e tácito. Feita a relação, qual dos conhecimentos corresponde àparábola abaixo. Justifique a sua resposta teoricamente. (3,0 pontos)


A Parábola do Velho Lenhador

Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que, finalmente, o velho perderia a condição de campeãodos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.

No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha comtodo vigor.
Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.
Intrigado, o moço questionou o velho:

- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito...
tracking img