Aprendizagem organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 A PROBLEMÊTICA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
2.1 A PERTINÊNCIA E ATUALIDADE DO SEU ESTUDO
2.2 DEFINIÇÃO
2.3 OBJETIVOS
2.4. OS PROCESSOS
2.4.1 Um Processo Contínuo
2.4.2 Níveis de Aprendizagem e Teorias de Ação
2.4.3 Aprendizagem e Cultura
2.4.4 Condições Prévias de Aprendizagem
2.5. FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES
2.5.1 Fatores AmbientaisInternos e Externos
3 MODELOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
3.1 O MODELO DE SENGE
3.1.1 Reflexões Introdutórias
3.1.2 A Quinta Disciplina
3.1.3 Equívocos a Evitar
3.1.4. Os Quatro Instrumentos Indispensáveis
3.2 O MODELO DE DIXON
3.2.1 Reflexões Introdutórias
3.2.2 Os Cinco Princípios Fundamentais
3.2.3 Algumas Considerações Adicionais
4 ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM: A TERRA ENCANTADA?5 OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UMA PROPOSIÇÃO
6 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS






1 INTRODUÇÃO
O âmbito da aprendizagem organizacional, pouco explorado no nosso país, reporta-se fundamentalmente à necessidade sentida ao nível organizacional de atingir uma mudança bem sucedida. Contudo, a mudança é um desafio que fica frequentemente comprometido devido a umacerta inércia que resiste a novas abordagens, indispensáveis à aquisição das competências necessárias para mudar. No entanto, a consciência de que é a capacidade para mudar que define a contínua relevância das organizações no mundo atual, torna crucial a compreensão dos processos através dos quais se atingem mudanças significativas. Estas pressupõem a existência da capacidade para fazer algonunca antes feito e, por isto, podemos afirmar ser a aprendizagem organizacional a precursora da mudança.
No contexto da aprendizagem organizacional encontramos referência a uma grande variedade de estudos que foram sendo desenvolvidos por distintas disciplinas acadêmicas, desde a economia à gestão, passando pela psicologia, sendo particularmente esclarecedores numa ou noutra dimensão da aprendizagemorganizacional, estando uma mais completa compreensão da sua complexidade dependente duma abordagem transdisciplinar.
A análise da aprendizagem organizacional reporta-se, e reporta-nos, a um nível organizacional, ao nível do sistema, e não a um nível individual e deve entender-se enquanto processo através do qual se desenvolve o conhecimento sobre o resultado da interação da organização com oseu meio ambiente (Duncan e Weiss, 1979), Salienta-se, assim, a importância de um olhar sobre a aprendizagem organizacional que a perspective enquanto processo, e não só enquanto resultado (Levitt e March, 1988), bem como a necessidade de centrar o seu estudo ao nível da organização e não ao nível do indivíduo, sem, no entanto, ignorar o pressuposto de que toda a aprendizagem que ocorre nasorganizações precisa necessariamente de ocorrer através dos indivíduos. Sabemos que a aprendizagem organizacional pressupõe a aprendizagem individual, contudo, é algo mais do que a soma das aprendizagens individuais, sendo esta condição necessária, mas não suficiente, para a ocorrência da aprendizagem organizacional (Argyris e Schon, 1974).
Muita das aprendizagens efetuadas nas organizações catalisa oaumento das competências individuais, continuando a faltar meios adequados ao tratamento da aprendizagem ao nível organizacional.
O conceito de aprendizagem organizacional ganhou notoriedade na década de noventa, embora presente há mais tempo na literatura sobre teoria econômica da firma e teoria das organizações. A ênfase nesse conceito e sua retomada são atribuídas ao forte valor explicativoque apresenta para processos de mudança organizacional, lembrando-se que a preocupação em favorecer aprendizagens emerge em um contexto competitivo no qual a inovação em produtos e processos é nuclear à sobrevivência de organizações. Se em suas abordagens iniciais, no contexto da teoria econômica da firma, falar em aprendizagem organizacional significa avaliar resultados de desempenho, na...
tracking img