Terapia nutricional na uti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terapia nutricional na UTI
A terapia nutricional é fundamental nos cuidados à pacientes críticos, sendo fato comprovado que o estado nutricional do paciente interfere diretamente na sua evolução clínica. Alguns estudos demonstram que a perda de massa magra, em seus diferentes graus, eleva o grau de infeções, diminui a cicatrização, e aumenta o risco de mortalidade, sendo letal quando chega aos40% de perda de massa. Em consequência da baixa imune do paciente, este precisará de maiores cuidados e irá permanecer por mais tempo hospitalizado na terapia intensiva.
Ao ser hospitalizado, o paciente geralmente apresenta um grau de desnutrição proteico-calórico que normalmente acentua no transcorrer da internação, em decorrência de vários fatores.
Pacientes admitidos na UTI possuem umperfil metabólico nutricional característico que favorece o desenvolvimento da síndrome de resposta infamatória (SIRS), que pode evoluir posteriormente para a síndrome de disfunção de múltiplos órgãos (SDMO). A SDMO em associação com o hipermetabolismo, predispõe os pacientes críticos à um risco de óbito elevado, chegando 30-85% independente da causa inicial. Essa mortalidade está relacionada aonúmero de órgãos envolvidos, ao fator predisponente e a doença de base.
As alterações metabólicas mais frequentes estão relacionadas com o aumento da proteólise não controlada pela administração de proteínas e energia. A síntese proteica se altera, com elevação de proteínas de fase aguda, levando a perda de tecido magro de até 75 gramas de proteína muscular por dia. Há também decréscimo das proteínasestruturais, além do alto “turnover” proteico associado à intolerância a glicose e lipídios.

Tipos de nutrição

Terapia de nutrição Enteral (TNE)
A TNE faz parte da rotina de tratamento intensivo em pacientes impossibilitados de utilizar a via oral para alimentação que possam utilizar o trato gastrointestinal (GTI). O uso da nutrição enteral (NE) está associado à redução no número decomplicações infecciosas, manutenção da integridade da barreira mucosa intestinal e redução da translocação bacteriana. Ela pode ser administrada tanto por sonda oro gástrica, sonda nasogástrica ou pós-pilórica, gastrostomia ou jejunostomia.

Cuidados de enfermagem:
* Verificar posicionamento da sonda, conforme padronização.
* Encaminhar paciente a radiologia, para realização de radiografiasimples de abdômen para verificar posicionamento da sonda, ou solicitar exame no leito do paciente.
* Iniciar a NE somente após a confirmação da posição da sonda.
* Utilizar para a fixação da sonda esparadrapo antialérgico.
* Em caso de sonda orogástrica evitar que o paciente morda a sonda, colocando uma cânula de Guedel se necessário.
* Manter a permeabilidade da sonda nasoenteral, injetando 10 a 20 ml de água com uma seringa, após administração de medicamento e dieta enteral. Administrar os medicamentos um a um, lavando a sonda entre as medicações, evitando assim interações físico-químicas que podem obstruir a sonda.
* Em caso de obstrução, injetar 20 ml ou mais de água com pressão moderada.
* Interromper a administração da NE quando: realizar aspiração daorofaringe ou da traqueostomia, durante procedimentos fisioterápicos , quando submeter o paciente à ventilação mecânica não invasiva, banho no leito ou em casos de vômitos ou regurgitações.
* Manter paciente com decúbito elevado, para evitar a bronco-aspiração do paciente.
* Realizar balanço hídrico.
* Anotar frequência e aspecto das evacuações.

Acesso por gastrostomia ejejunostomia:
* Manter a inserção da sonda limpa e seca: Enquanto for necessário manter uma cobertura seca, trocar diariamente e cada vez que estiver suja ou molhada, limpando ao redor da pele com soro fisiológico ou conforme prescrição.

Terapia de nutrição parenteral (NP)
A NP é uma solução de emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos e lipídios, vitaminas e minerais estéreis,...
tracking img