Aprendizagem organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprendizagem Organizacional (AO)

Bruno Carvalho Senra
Fabiano Cardoso Pirissato
Jean Crescencio
Jéssica Sidor Batistela
Mariana Broggiatto

RESUMO

O presente artigo pretende ser uma contribuição para a compreensão e entendimento do conceito de aprendizagem organizacional e apresentar aqui sua importância para a organização e para cada individuo, como também, apresentar conceitosbásicos e atuais de como ocorre à aprendizagem organizacional em um meio repleto de transformações, pois uma organização que aprende é um processo sócio interpretativo cultural de auto desenvolvimento.

Palavras-chave: Aprendizagem. Organização. Empresa. Objetivo. Transformações.

INTRODUÇÃO

As organizações são compostas por parte física, capital tangível e intangível. Os indivíduos que atuamnas organizações em qualquer que seja seu nível, são capazes de desempenhar suas atividades dedicando-se a elas para tornar a organização ativa, para isso é necessário estar em constante desenvolvimento e transformação.
Comportamento organizacional é composto por um grande número de teorias que tem como base a pesquisa, com isso, a busca pelo conhecimento, pelo aprendizado, passa a ser, dentro daorganização, fator importante para indivíduos e organizações. Dentro deste trabalho proposto estarão sendo abordados o que é esse aprendizado, seu conceito, atividades de treinamento, a cultura organizacional e transformações, visando não apenas a aprendizagem individual de cada componente de uma organização, mas sim uma aprendizagem da organização em um todo.

1 CONCEITO DE APRENDIZAGEMORGANIZACIONAL

A aprendizagem organizacional surgiu como uma metodologia capaz de rever e inovar as práticas organizacionais. Tem como os principais elementos: o ser humano, novos métodos de assimilação do conhecimento, visão sistêmica, e a partilha do conhecimento.
Trata-se de um fenômeno que prima pelo aperfeiçoamento do aprendizado contínuo voltado para a transformação, sendo o ser humano um fatorimportantíssimo nesse processo.
É um conceito pouco relativo a consenso.
Conforme Aline Malanovicz em seu texto publicado:

“O conceito de aprendizagem organizacional pode ser entendido como um processo de apropriação de novos conhecimentos nos níveis individual, grupal e organizacional, envolvendo todas as formas de aprendizagem – formais e informais – no contexto organizacional, alicerçadoem uma dinâmica de reflexão e ação sobre as situações-problema e voltado para o desenvolvimento de competências gerenciais”.

Chrus Argyris e Peter Senge dois grandes idealizadores, enfatiza a necessidade do trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades, quebra de barreiras culturais, construção de identidade e objetivos comuns organizacionais e também para a consideração plena para comas pessoas da organização.
Senge (1998) aponta que o primeiro passo para iniciar um processo de aprendizagem em uma organização é fazer as pessoas se darem conta de que o aprendizado é importante, que exige engajamento e comprometimento, que isso leva as mudanças profundas e deve significar um desafio pessoal para elas.
Maximiano (2008, p. 63) parece concordar quando diz que “[...] aprendizagemorganizacional significa o processo coletivo de adquirir competências, para enfrentar novas situações e resolver problemas’’.
Embora a aprendizagem aconteça na medida em que as pessoas são estimuladas e respeitadas como seres humanos e atuantes em um processo de crescimento e desenvolvimento em que aprendem e ensinam muitos conceitos que trazem de sua experiência.
Contudo é necessário que aspessoas desenvolvam-se por si mesmas para atender o que a organização ou ambiente profissional lhe demandam, logo, não apenas o desenvolvimento dos indivíduos, mas também as mudanças contínuas existentes nas pessoas e nas organizações, assim a aprendizagem se dará de forma clara, prazerosa e de suma importância para ambos.
Isso nos leva a perceber que o que possibilita e define a aprendizagem...
tracking img