Consumo consciente. consumidor consciente. marketing verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSUMO CONSCIENTE: O papel do consumidor na sustentabilidade ambiental

RESUMO

Este artigo teve como objetivo identificar os principais fatores que influenciam o consumidor de cosméticos da cidade de Belo Horizonte na sua decisão de compra por produtos ecologicamente corretos. Os conceitos teóricos estudados foram elaborados para contemplar a pesquisa e incluem autores clássicos sobreos assuntos: marketing verde, consumo, consumidor e educação conscientes, e mercado sustentável. O tipo de pesquisa empregado foi a qualitativa e como forma de análise dos dados usou-se o método comparativo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista estruturada com cinco revendedoras de uma empresa de cosméticos com atuação nacional e também na cidade de Belo Horizonte. Objetivou-secom as entrevistas identificar fatores que retratam o comportamento do consumidor de cosméticos de Belo Horizonte e a consciência deste consumidor em relação a questão ambiental. Os resultados mostraram que os fatores preço e qualidade dos produtos são determinantes para a decisão de compra do consumidor. Evidencia-se também que a questão ambiental como fator de influência, ainda não é muitolembrada pelos consumidores. Verificou-se que é preciso um nível de envolvimento maior dos consumidores na questão ambiental, e uma mudança de comportamento mais profunda voltada para a sustentabilidade ambiental.

Palavras-Chave: Consumo consciente. Consumidor consciente. Marketing verde.

1 INTRODUÇÃO

Diante do panorama de desequilíbrio ambiental que se revelou nas últimas décadas, asatividades de industrialização, comercialização e consumo, foram apontadas como a causa principal de degradação do meio ambiente. Há uma crescente preocupação da sociedade e dos governos com a questão ambiental. Pelo lado do governo, verifica-se o aumento da fiscalização. Já os consumidores estão exigindo mudanças e questionando sobre os produtos que compram e de quem compram, levando a uma mudançade atitude e tendências no nível de marketing.
Mas, apenas a orientação para o marketing não é garantia de bons resultados. Com isso, se faz necessário criar relacionamento com os consumidores, mas não apenas para atender suas necessidades e desejos, e sim, para oferecer produtos que respeitam o meio ambiente e que sejam sustentáveis em todas as etapas de produção.
As empresas estãoprocurando desenvolver e fabricar produtos que sejam ecologicamente corretos. Estes produtos devem ser concebidos para satisfazer as necessidades de preservação ambiental, focando consumidores preocupados com essa questão. Contudo, é preciso levar em conta que essa é uma necessidade secundária desses consumidores que observam e valorizam os benefícios que um produto possa oferecer e não ascaracterísticas que ele apresenta. O produto ecologicamente correto possui um forte apelo para o consumo, se confrontado a produtos convencionais (aqueles que não observam normas ambientais que valorizem e preservem o meio ambiente).
O mercado para este tipo de produto ainda é iniciante e não produz em grande escala devido à baixa demanda. Vale destacar, que é um mercado em crescimento, poisaumenta junto com o nível de conscientização dos consumidores, que buscam melhorias na sua qualidade de vida.
O consumidor consciente é aquele que cultiva comportamentos, hábitos e se envolve com a causa ambiental, pois mesmo o consumo de poucas pessoas, ao longo de suas vidas, faz diferença, tendo um impacto muito importante sobre a sociedade e o meio ambiente. Consumir com consciência é umaquestão de cidadania. Este tipo de consumidor, sabe que estamos todos no mesmo barco, e que seus atos cotidianos repercutem de alguma forma na sua cidade ou no seu país.
Esta discussão em torno da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente atinge as mais diversas áreas, inclusive o universo da beleza e estas empresas querem ser lembradas como companhias ecologicamente responsáveis....
tracking img