Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Com a velocidade das informações e mudanças atualmente no mundo globalizado, o comportamento das organizações vem acelerando de forma significativa. A busca pela excelência, melhoria contínua nos modelos de gestão e garantia do progresso das práticas e processos operacionais são essenciais para concorrer com a competitividade no mercado mundial.
Diante deste contexto de amplaconcorrência global, o benchmarking vem se consolidando como uma potente ferramenta de gestão difundida entre empresas de todo o mundo. Ao contrário de outras ferramentas de planejamento, o benchmarking encoraja as companhias a procurar, além de suas próprias operações ou indústrias, por fatores-chaves que influenciem a produtividade e os resultados.
Neste trabalho, explicaremos as diversidades dobenchmarking e suas tipologias, exemplificando grandes empresas no ramo de negócios que adotaram essa estratégia e obtiveram resultados positivos com essa nova ferramenta.


1. DEFINIÇÃO – O QUE É BENCHMARKING?

O benchmarking é um sistema contínuo de pesquisas que permite aos executivos realizar comparações entre processos e práticas de empresas para identificar o “melhor dos melhores” ealcançar um nível de superioridade ou de vantagem competitiva.
A palavra japonesa dantotsu, que significa “buscar ser o melhor entre os melhores”, capta a essência do benchmarking. Trata-se de um processo positivo e ativo para mudar as operações da empresa de maneira estruturada e assim obter um desempenho melhor. O propósito do benchmarking é claro: ganhar vantagem competitiva.
Seus objetivosderivam principalmente da necessidade de se estabelecerem metas mais realistas e perseguir a melhoria contínua. Antes de mais nada, é um processo de orientação que nos leva a descobrir e entender as práticas necessárias para alcançar novas metas e legitima a direção e as metas de uma empresa com base numa orientação externa, em vez de uma projeção feita a partir das práticas internas e tendênciaspassadas.
A metodologia de benchmarking surgiu entre as décadas de 70 e 80, por iniciativa da empresa Xerox (empresa que exemplificaremos neste trabalho) que utilizou essa ferramenta para a melhoria contínua com a finalidade de enfrentar o desafio competitivo da época. O maior benefício do benchmarking é o de ajudar a alcançar níveis de desempenho de liderança que atendam plenamente as crescentesexpectativas dos consumidores.
Concluindo, benchmarking não é copiar o que o líder de mercado está fazendo, o que pode ser uma grave armadilha do ponto de vista administrativo, pois, significa sempre estar atrás, ou seja, “copiando” o passado da outra empresa. Benchmarking é uma estratégia que se processa de forma sistemática e constante através de monitoramento holístico da empresa que éreconhecida por seu respectivo mercado consumidor de ter o status de ser a organização de excelência não só em relação aos produtos fabricados, mas também de seus processos de trabalho.



2. MOTIVAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DO BENCHMARKING

O benchmarking é um importante ingrediente tanto do planejamento estratégico quanto do operacional. As estratégias de longo prazo exigem a continua mudançadas empresas para se adaptar ao mercado competitivo. Sua finalidade pode ser associada tanto ao aperfeiçoamento organizacional quanto a um processo de solução geral de problemas.
No entanto, para adotar esta ferramenta no âmbito estratégico, a organização deve primeiramente, motivar sua equipe de funcionários, para isso a organização deve: a) Acreditar que a necessidade de mudança existe; b)Determinar o que deve ser mudado; c) Criar um quadro de resultados desejados.
A utilização do benchmarking também pode se constituir em um mecanismo pró-ativo e contínuo que possibilite à empresa o conhecimento sobre práticas modernizadas de negócios. Abaixo alguns dos principais benefícios trazidos por esta ferramenta utilizada pelas organizações:

• Prospecção de mercados – fornece uma fonte de...
tracking img