Aprendizagem de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Desafio de Aprendizagem de Economia

Belo Horizonte
2010

Etapa 1
Aula – Tema: Fundamentos econômicos

O estudo de casos desenvolvidos a partir de alguns conceitos contidos na Teoria Econômica. Os conceitos são Custos de Oportunidade, dois exemplos, Curva de Possibilidade de produção,produto elástico e produto inelástico, um exemplo cada.
Custo de Oportunidade
O primeiro exemplo sobre a avaliação do custo de oportunidade relativo à conservação do Cerrado com a produção de pequi, no Estado de Mato Grosso. O estudo apresentou o panorama geográfico da produtividade daquele estado. Também identifica a principal atividade agrícola dos municípios nos quais ocorria produçãoextrativista de pequi e levanta o custo de oportunidade, a partir da avaliação de quanto o produtor rural obteria caso conservasse o Cerrado e comercializasse o pequi, ao invés de desenvolver a atividade agrícola predominante. Foram identificados 14 municípios com ocorrência de pequi, no quais as culturas predominantes era soja, mandioca, cana-de-açúcar e arroz. Os dados indicaram que o custo deoportunidade do pequi é significativo, chegando ser maior do que o valor da principal produção agrícola, particularmente nos casos das culturas de soja e arroz. De uma forma geral, as culturas de mandioca e cana-de-açúcar apresentaram valor de produção acima do custo de oportunidade sendo, portanto, mais atrativas em termos econômicos.
O segundo caso trata da estimativa dos custos diretosda assistência médica de doenças relacionadas com o uso de tabaco. O tabagismo gera um significativo custo de oportunidade para a sociedade ao requerer recursos, do SUS, que poderiam ser utilizados para outros fins.

Curva de Possibilidade de Produção
Considerando inicialmente uma fazenda com uma determinada extensão de terra, conjunto deinstalação de máquinas, equipamentos e número fixo dede trabalhadores. Essa fazenda só produz dois tipos de bens: milho e soja. Se o fazendeiro utilizar toda terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de soja. Por outro lado, se quiser se dedicar somente à cultura da soja utilizando-se de toda sua propriedade para este fim, não poderá plantar milho. Existirão soluçõesalternativas intermediárias, com a utilização de partes de terras para o plantio de soja, ficando a fração restante para a cultura de milho. A Curva de Possibilidade de Produção mostra todas as combinações possíveis entre o milho e a soja que podem ser estabelecidas, quando todos os recursos disponíveis estão sendo utilizados.

Produtos Elásticos
Um produto tem elasticidade quando seu consumovaria de outros parâmetros da economia. Artigos de luxo, por exemplo, têm elasticidade positiva em relação à renda, ou seja, quanto maior a renda da sociedade maior é o consumo de artigos de luxo. Filé Mignom pode ser um exemplo de produto com elasticidade positiva em relação à renda. Carne de segunda tem elasticidade negativa em relação a renda, ou seja, se a população fica mais rica , tendência édeixar de comer carne de segunda para comer filé . Produtos padrão, em geral têm elasticidade negativa em relação a preço. Quanto maior o preço, menor o consumo, ou seja, a sociedade busca substitutos de menor preço. Exemplo chuchu X abobrinha, jeans X sarja, produtos similares para satisfazer a necessidade, e que a elevação de preço faz diminuir o consumo deles e aumentar o do substituto.Produtos Inelásticos
O sal de cozinha é um exemplo de produto inelástico. É um produto que não tem substituto, e que, além disso, precisa colocar sal na comida, e não é porque é pobre que deixa de temperar, e não é porque é rico que salga demais. Normalmente a elasticidade em relação à renda faz a economia como um todo crescer ou diminuir, e a elasticidade preço faz um produto competir com o...
tracking img