Desafio de aprendizagem economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de aprendizagem de economia

INTRODUÇÃO

Economia é a ciência social que estuda como individuo e a sociedade escolhem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre varias pessoas e grupos da sociedade afim de satisfazer as necessidades humanas.
Partindo deste principio foi possível desenvolver uma pesquisa detalhada dos temascitados abaixo, usando como base principal as tele aulas assistidas, assim como os textos complementares e as atividades realizadas em aula.
Abaixo segue nosso entendimento e compreensão devidamente debatidos da disciplina de economia.

SUMÁRIO

AULAS - TEMAS

Fundamentos Econômicos
Micro economia: Formação de preços
Produção e o mercado – O mercado sob concorrência perfeita e monopolistaComportamento da oferta e da demanda
Noções da macroeconomia

DESENVOLVIMENTO

FUNDAMENTOS ECONOMICOS

Custo de Oportunidade

Custo de oportunidade é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte de um bem para produzir mais outro bem ou produto este custo de oportunidade também e conhecido como custo alternativo. Uma fabrica de cadeiras que produz dez cadeiras por mês num mercado queabsorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios esta fabrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto, mesas.Porem ao alocar recursos para tal descobriu que terá que deixar de produzir duas cadeiras para alimentar a demanda de duas mesas. O custo de oportunidade esta no valor perdido da venda das duas cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
Um segundo exemplo éuma determinada cidade que decidiu construir um hospital num terreno vazio de propriedade publica, o custo de oportunidade e representado pela renuncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido.Rejeita-se por exemplo a possibilidade de construir um centro desportivo ou um estacionamento ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dividas da cidade e assim pordiante.

Possibilidade de Produção

São as combinações máximas possíveis de produção de dois bens que podem ser obtidas quando a economia utiliza todos os seus recursos de diferentes maneiras.
 (Conflito entre agricultura e meio ambiente)
A sociedade terá de decidir a expansão da área cultivada e/ou aumento da poluição por agro- químicos (e na era dos transgenicos, a poluição biológica) e apreservação do meio ambiente natural. A sociedade ambivalente quer os dois, inventa conceitos, como o de “trade off”,por isso o conceito é tão popular. O equilíbrio não se dá no mercado (ponto de tangência entre curva de indiferença da comunidade ou a curva de quatro possibilidades de produção), mas mediante a intermediação do sistema político (que repercute a ambivalência da sociedade e temdificuldade em produzir decisões). Na prática, a guerrilha entre ambientalistas e desenvolvimentistas determina o resultado.

Produto Elástico

  Computadores, celulares, motocicletas, navios e móveis. Um produto tem elasticidade quando seu consumo varia em função de outros parâmetros da economia. Artigos de luxo, por exemplo: tem elasticidade positiva em relação á renda, ou seja, se a populaçãofica mais rica, a tendência é deixar de comer carne de segunda para comer carne de filé. (Preços de ingressos uma tese )
Existe uma máxima em economia de que ,quando menor o preço de um produto, maior a sua quantidade vendida. Entretanto, está lógica é maior ou menor, ou até inexistente, dependendo do produto, pois existe um segundo conceito econômico, menos explorado que é a elasticidade dedemanda. Basicamente, este conceito diz que, existem produtos muitos elásticos (quantidade vendida responde de maneira forte a uma variação de preços).

Produto Inelástico

Sal de cozinha precisa por sal na comida, e não é por que é pobre que deixa de temperar e não é por que é rico que salga demais. O produto inelástico é quando a quantidade vendida guarda pouco ou nenhuma relação com o preço de...
tracking img