Desafio de aprendizagem economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE ECONOMIA

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda todos os aspectos relativos à economia, tais como:

Fundamentos econômicos: Custo de oportunidade: Termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, quando eu deixo fazeruma determinada atividade para fazer outra. A curva de possibilidade de produção (CPP) ilustra graficamente como a escassez de fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade. Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes. O conceito de elasticidade é usado para medir a reação daspessoas frente a mudanças em variáveis econômicas. Por exemplo, para alguns bens os consumidores reagem bastante quando o preço sobe ou desce e para outros a demanda fica quase inalterada quando o preço sobe ou desce. No primeiro caso se diz que a demanda é elástica e no segundo que ela é inelástica. Do mesmo modo os produtores também têm suas reações e a oferta pode ser elástica ou inelástica.A evolução do estudo da teoria microeconômica teve seu inicio basicamente com a análise da demanda de bens e serviços, cujos fundamentos estão alicerçados no conceito subjetivo de utilidade. A utilidade representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem adquirir no mercado. Também faz referência a Maximização de lucros.

O mercado:Concorrência perfeita e monopolista

Comportamento da oferta e da demanda, e seus impactos da oferta e procura para os preços.

Macroeconomia, estudando a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa decâmbio. Faz uma abordagem global das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. Por exemplo, essa teoria considera apenas o nível geral de preços, e não atende as mudanças dos preços dos bens das diferentes indústrias. Pretende-se estabelecer os principais fundamentos da Macroeconomia, bem como seus objetivos e os recursos utilizados para alcançá-los.

FUNDAMENTOS ECONÔMICOS
Atransferência dos fatores de produção de um bem A para produzir um bem B implica um custo de oportunidade que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte de um bem A para se produzir mais do bem B.
Custo de oportunidade ex.:
➢ Um exemplo que aconteceu comigo eu estava com um determinado capital e queria trocar a minha moto em um carro mais optei pelo bem alternativo que foi aplicar essaquantia na poupança;

➢ Outro caso que aconteceu aqui na minha cidade foi a caso de amigo meu que agricultor ele cultiva feijão, maxixe, milho e nessa atividade sempre é levado em conta o custo de oportunidade. Nesse caso, sempre que ele planta maxixe, após a colheita, ele planta feijão devido ao desgaste da terra e também das próprias ramas do maxixe, que serve como fertilizante após aaração, assim reduzindo insumos, sendo uma boa oportunidade para diminuir custos e aumentar a produção devido que, se ele repetir seguidamente o plantio da mesma espécie de hortaliça, não teria o mesmo rendimento.

O deslocamento da Curva de Possibilidade de Produção para a direita indica que o país está crescendo. Isso pode ocorrer fundamentalmente tanto em função do aumento da quantidade física defatores de produção como em função de melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com o progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria no grau de qualificação da mão de obra.

Curva de possibilidade de produção ex.:

➢ Uma granja na cidade de São Bento do Una/PE produzia dois determinados tipos de ovos: o branco e o...
tracking img