Aprender e ensinar arte no ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDER E ENSINAR ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

O aluno já tem um cabedal de conhecimento sobre arte é preciso que a criança busque inspiração, e é esse o papel do professor, é preciso que a criança busque respostas e estímulos.
Fazer questionamento com as crianças é bom que elas resgatam valores morais e sociais, a criança aprende a se tratar com respeito e urbanidade. Nunca trabalhamosarte pura, sozinha nos colocamos sentimentos, a arte representa um conceito histórico social.
Além do uso das cores podemos usar a criatividade, com giz de cera ou derretendo uma vela misturando cores, a criança pode criar suas imagens partindo de uma experiência pessoal particular, de algo que viveu ou aprendeu.
O conteúdo de arte não deve ser tratado de qualquer jeito é uma área de conhecimentoe requer capacitação dos professores para orientar a formação dos alunos.
Arte é explorar o que o aluno já sabe, na aula de arte é sempre bom contar uma história e mandar eles fazerem um desenho, usar a imaginação.
O professor é responsável por explorar vários tipos de linguagem, é preciso usarmos o bom senso, aula de arte não é só desenho, temos que explorar tudo ao nosso redor, a natureza,olhar o céu os passarinhos tudo isso desperta o interesse do aluno pela arte.
O aluno em situação de aprendizagem precisa ser convidado a se exercitar nas praticas de aprender a ver, observar, tocar, ouvir, atuar e refletir sobre elas pra que elas soltem a imaginação.
Quando se elabora um plano de aula tem que passar confiança para o aluno, para assim ter a troca de informações, porque quantomais conhecimento a criança adquire mais falante e mais interessada ela se torna.
Temos que trabalhar o contexto social com a criança porque isso é conhecimento e cabe a nos passarmos isso a eles.
Devemos trabalhar a disciplina na arte, explorando a criatividade da criança e usando suas habilidades. A arte desenvolve a arte de refletir.
Quando a criança atribui o som ao barulho ela desenvolveritmo.
Sempre que se trabalhe arte com a criança, fale do autor, quando a criança pega um caderno de arte e mostra para a mãe, e diz “ é Van Gogue” que pintou, a mãe admirada pergunta onde aprendeu e a criança responde que foi na escola.
Quando for passar alguma coisa para a criança use cores porque é muito importante para ela assimilar antes de traçar um caminho de trabalho artístico.
Aaprendizagem em arte acompanha o processo de desenvolvimento geral da criança e do jovem.
Também cabe a escola orientar o seu trabalho com o objetivo de preservar e impulsionar a dinâmica de desenvolvimento e aprendizagem, preservando a autonomia do aluno.
A ação artística também costuma envolver criação grupal , nos aprendemos mais quando nos juntamos com nossos amigos, uma auxiliando noproblemas do outro, tem que haver sempre uma troca.
Quando brinca as crianças desenvolve atividades rítmicas, melódicas ,dança, fantasia-se de adulto, inventa histórias. Mas esse lugar de atividades lúdicas vem sendo substituídos cada vez mais dentro e fora da escola.
A criança tem que ter consciência criadora, ela aprende isso com a ajuda da professora, sempre respeitando a imaginação da criança. Épreciso que esse fazer artístico leve sempre a uma reflexão, tem que ter um referencial artístico.
Na aula de arte é muito bom trabalhar a diversidade, não é preciso que se vá a um museu para ver uma obra de arte as coisas do cotidiano também é arte.
Trabalhamos a arte para expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e coletiva, articulando a percepção, aimaginação ,a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.
O primeiro objetivo da arte é saber ,perceber e expressar o sentimento; outro objetivo é interagir com materiais, o homem tem que interagir com tudo que tem a sua volta, artes visuais, dança, música e teatro, experimentando e conhecendo os de modo a utiliza-los nos trabalhos pessoais;
Edificar uma relação...
tracking img