A arte no ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

O ensino da arte procura abordar todas as culturas presentes na comunidade escolar, sempre lembrando que o papel da arte na escola não é o mesmo da arte ensinada muito tempo atrás.
O ensino da Arte contemporânea procura abordar através da Metodologia triangular três princípios básicos para ensino da arte na escola que são eles: o contexto histórico, a leitura deimagem e o fazer artístico,esse método é chamado de Metodologia triangular. Pois entendemos que para o conhecimento em arte, deve ser significativo, contextualizando um tema, realizando reflexões através de leitura de imagem e criando um momento em que o aluno expresse o conteúdo estudado, é a melhor forma de se ensinar Arte nos tempos de hoje. Assim, construiremos alunos que sejam capazes deentender, compreendendo sua realidade pensando criticamente sobre.
Nos professores das series iniciais do Ensino Fundamental devemos entender a Arte como uma linguagem ampla que engloba artes visuais, musicais, dança e teatro.
É muito importante trabalhar a cultura da nossa região, fazendo com que o aluno perceba o que tem de arte em sua comunidade e como pode ser visto isso.
Um ponto relevante doEnsino da Arte é resgatar, reconhecer e valorizar o indivíduo humano, sua necessidade de se comunicar (ensinar e aprender) e seu potencial, para isso, participando da recreação cultural da escola de forma que faça com que o aluno se sinta atraído pelo que esta sendo aplicado.
O objetivo da Metodologia Triangular é fazer com que os alunos interajam entre si, realizar reflexões através de leiturade imagem e expressar o conteúdo explicado.

Alunos com uma boa socialização em classe são capazes de melhor entender, compreender, realizar e se auto- avaliar, o que é importante tanto pro aluno quanto para o professor. É importante que o aluno dê sua opinião na leitura de imagens, pois cada aluno tem visão diferente de interpretar uma imagem, o que é muito importante nessa faze deaprendizagem. Assim faremos com que o aluno seja criador de suas próprias conclusões.

O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade Brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas. Comparado a outros movimentos modernistas, o brasileiro foi desencadeado tardiamente, na década de 1920.Este foi resultado, em grande parte, da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas européias no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, tendo como exemplo do Cubismo e do Futurismo refletindo, então, na procura da abolição de todas as regras anteriores e a procura da novidade e da velocidade.

Para melhor interagir com os alunos e fazer com que a aula setorne atrativa, fazer moldes com laminas de Xerox com personagens dos livros de Tarsila do Amaral, e fazer tatuagem maquiando os alunos, transferir o desenho para o rosto ou braço, como por exemplo, o Abapuru com apenas cor de fundo e os deixar colorir o desenho, deixando correr a imaginação sobre a figura oferecida, isso faz co que desenvolva a criatividade e também a curiosidade do aluno emaprender, fazendo com que ele goste da aula.

A educação em artes propicia a desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido as experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos, também conhecer, apreciar e refletir sobre as formas danatureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas e distintas culturas e época.
Há cinco pontos que considerados relevantes no ensino da Arte que começa com organização dos conteúdos a ser aplicado, que devem ser bem elaborados e trabalhados em qualquer ordem desde que estejam em conformidade com o currículo da escola e especialmente, de acordo com a formação e tendências do educador....
tracking img