A aulas de história ,geografia e artes no ensino fundamental

2451 palavras 10 páginas
Durante esta PA entendemos que ao colocar a prática de ensino como passível de sistematização, o planejamento traduz o esforço metódico de apropriação da teoria.
Em torno dele os professores organizam variados tempos e espaços de aprendizagem na escola e esta didática tem como principal objetivo propiciar as condições para que todos aprendam na escola.
Esta PA tem como objetivo mostrar a importância aprender uns com os outros como melhor ensinar, divulgando nossos êxitos e dificuldades, buscando aprofundamentos teóricos e práticos.
Para isso temos que ter em mente alguns aspectos importantes, por exemplo: como agir, por que mudar, em que circunstâncias os alunos aprendem melhor, em que condições de trabalho o ensino é desenvolvido, quais são os tempos de ensinar e aprender vividos, entre outras questões.
O desenvolvimento desta PA foi muito importante, pois nos mostrou um novo olhar para a sala de aula, em razão do presente, da socialização de saberes, da consciência sobre as dificuldades e as conquistas do ofício.
Nesta UTA cursamos as disciplinas de Metodologia do Ensino de Arte, Metodologia do Ensino de Geografia, Metodologia de Ensino de História e Pesquisa e Prática Profissional – A Aula.
Veremos como a arte pode ser uma forma de expressão, dentro de uma cultura.
Que a geografia estuda o espaço geográfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. O espaço geográfico tem relações sociais, políticas, econômicas, culturais.
Por fim também veremos que a história é uma forma de conhecimento sobre o ser humano em suas relações sociais ao longo do tempo.

2. AS AULAS DE HISTORIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E
COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

Entendemos o termo intercultural como adequado para pensar a interação social na sala de aula. Cada pessoa ou grupo de pertencimentos possui saberes experimentados em diferentes espaços de socialização.

Relacionados