Aprender com mapa mental: escola e empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando o assunto é ferramenta de aprendizagem, todas são válidas. Quanto mais opções, melhor podemos escolher um método que se identifique com nosso jeitão de aprender melhor.

Desde que entramosna escola, nos é passado basicamente uma forma de estudar: o famoso resumo. Esse método é ótimo para aqueles que possuem a inteligência linguística desenvolvida, os demais, encontram dificuldades.Uma informação importante é que nosso cérebro no processo de aprendizado, ele não guarda palavras, estas, ele as transforma em imagens. Nesse quesito o mapa mental auxilia bastante, pois o mesmotrabalha com imagens, cores, sinais, palavras-chave.

Todo mapa mental segue um estrutura padrão: ideia central, ideias principais e argumentos que sustentam essas ideias principais. Informações estastodas inseridas a partir de palavras-chave.

Além da sala de aula, uma aplicação eficaz para o mapa mental é a resolução de problemas dentro do ambiente corporativo.

Clic na Imagem para ampliar!De que se trata

O mapa mental é um método de gerar e aglutinar ideias e informações que é:

• rápido de fazer e usar;

• não linear;

• tanto verbal quanto ilustrado;

• maisinteressante e colorido que o texto sozinho;

• concentrado nas relações entre as ideias. Portanto, o mapa mental pode aumentar a criatividade e a energia ao atrair e envolver as pessoas que raciocinam melhorpor imagens, oferecendo um método rápido e agradável de geração e assimilação de ideias que pode aumentar o entusiasmo das pessoas envolvidas.

Como proceder

1. Identificar o assunto a serdiscutido.

2. Escrever o nome do assunto no meio de um quadro ou folha de papel grande.

3. Fazer um brainstorming com os principais elementos ou atributos do assunto. Ir acrescentando-os ao mapamental como ramificações principais.

4. Para cada ramificação, fazer um brainstorming sobre suas partes componentes e acrescentá-las nas respectivas ramificações.

5. Sempre que possível, utilizar...
tracking img