Escola neoclassica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BRASIL NORTE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS








ESCOLA NEOCLÁSSICA









MACAPÁ/AP
2012
A partir de 1870, a atual teoria economia, a chamada Escola Clássica, passava por um período conturbado e de incertezas diante de teorias contrastantes. A teoria clássica já não supria as dúvidas e os problemas quanto aos trabalhadores e o mercado de trabalho. A sociedadenecessitava de uma teoria que solucionasse os problemas de desemprego. Uma nova teoria surge no final do século XIX, com o austríaco Carl Menger (1840-1921), o inglês William Stanley Jevons (1835-1882) e o francês Léon Walras (1834-1910). Esta nova teoria foi denominada Neoclássica.
Os neoclássicos, assim como os clássicos, reconheceram tanto a particularidade da mercadoria trabalho nocapitalismo, no sentido que o trabalhador vende seu trabalho, mas retém a propriedade de si mesmo, quanto às peculiaridades do mercado de trabalho, que tornam os ajustamentos e as formas de se encontrar trabalhos mais difíceis.
Mas, embora tenham identificado as particularidades e imperfeições do mercado de trabalho, os economistas neoclássicos acreditavam que este funcionava como o mercado de bens,ajustando-se perfeitamente; o mecanismo de preço daquele mercado – o salário – era suficiente para o ajustamento automático mesmo numa situação de mudança tecnológica. A ênfase quase exclusiva sobre a flexibilidade dos salários atenuava a gravidade e complexidade dos problemas de desemprego.
Segundo a Teoria Neoclássica, o homem saberia racionalizar e, portanto, equilibraria seus ganhos e seus gastos. Énela que se dá a consolidação do pensamento liberal. Doutrinava um sistema econômico competitivo tendendo automaticamente para o equilíbrio, a um nível pleno de emprego dos fatores de produção.
Pode-se dividir essa nova teoria em quatro importantes escolas: Escola de Viena ou Escola Psicológica Austríaca, Escola de Lausanne ou Escola Matemática, Escola de Cambridge e a Escola Neoclássica Sueca.A Escola Austríaca se destaca por formular uma nova teoria do valor, baseada na utilidade (teoria subjetiva do valor), ou seja, o valor do bem é determinado pela quantidade e utilidade do mesmo. A Escola Austríaca afirma que a complexidade das escolhas humanas subjetivas faz com que seja extremamente difícil a modelação matemática do mercado em evolução e defende uma abordagem laissez-fairepara a economia. Os economistas da Escola Austríaca defendem a estrita aplicação rigorosa dos acordos contratuais voluntários entre os agentes econômicos, e afirmam que transações comerciais devam ser sujeitas à menor imposição possível de forças que consideram ser coercivas (em particular a menor quantidade possível de intervenção do governo).
A Escola de Lausanne, também chamada de Teoria doEquilíbrio Geral, enfatizava a interdependência de todos os preços do sistema econômico para manter o equilíbrio. A mesma trata de dar uma explicação global do comportamento da produção, o consumo e a formação de preços em uma economia com um ou vários mercados. Os modelos gerais do equilíbrio costumam incluir diversos mercados de bens e são complexos, requerem computadores para ajudar a encontrarsoluções numéricas.
A prova matemática de existência de equilíbrio utiliza o conceito de função excesso de demanda e teorema do ponto fixo de Kakutani. Suponha:
 Uma função excesso de demanda definida para todos os vetores de preços estritamente positivos p.
 Uma economia de trocas puras em que a dotação inicial agregada é estritamente positiva, ou seja, a economia contém uma quantidadepositiva de todos os L bens.
 Todos os consumidores têm preferências contínuas, estritamente convexas e fortemente monótonas.
Portanto, o sistema de equações z(p)=0 tem solução, o que garante que um equilíbrio walrasiano existe para esta economia.
A prova desta proposição consiste em cinco passos:
1:Vamos normalizar o vetor de preços de tal maneira que seus elementos somem 1. Isso não causará...
tracking img