Aprendendo habitos de higiene cantando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
6 - PLANEJAMENTO

TÍTULO: APRENDENDO HÁBITOS DE HIGIENE CANTANDO

JUSTIFICATIVA:

A escola é um espaço educativo e formador,e sua função não é apenas alfabetizar e repassar informações,mas também formar cidadãos capazes de viver na sociedade.Este projeto visa a formação de valores e hábitos,consolidando os hábitos de higiene,a qual contamos com a formação na família,mas nem sempre issoacontece.Cabendo a escola introduzir e firmar estes hábitos. Para desenvolver ações de higienização com as crianças, optou-se por algo em que despertasse interesse e escolhemos usar a música como fonte de estímulo.
A escola tem por objetivo não só o cuidado das crianças, mas também a
educação e o desenvolvimento das mesmas. Dessa maneira os profissionais devem buscar meios para estimular a educaçãoe o desenvolvimento adequado dessas crianças. A musica foi escolhida pois além de despertar interesse e proporcionar um ambiente agradável de socialização,ela trabalha de forma lúdica oferecendo imenso bem estar para as crianças.
Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos, contudo,contar histórias, pôr música, agarrar e beijar, brincar com a fala são estímulos queajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.Este projeto foi desenvolvido para ensinar as crianças hábitos simples de higiene,principalmente porque crianças nessa faixa etária, brincam muitas vezes no chão e tem o hábito de levar vários objetos e também a mão na boca, sendo esta uma importante via de infecção, sabendo disso, o educador não pode descuidar dahigiene fundamental.

OBJETIVOS:

- Promover hábitos simples de higiene e autocuidado,como escovação dos dentes e lavagem das mãos.
- Promover a socialização das crianças, proporcionando o seu bem estar.
- Desenvolvendo o interesse das crianças para as atividades,deixando o ambiente mais agradável,onde elas se habituem sem resistências.
- Trabalhar de forma lúdica e divertida.

FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA:

As músicas infantis, além de promover um ambiente agradável e bem-estar das crianças, pode ser um instrumento interessante nessa busca ao melhorar as capacidades de socialização,autoconfiança e auto-estima (DELISA, 1992). A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança (ANDRADE, 2000) .Assim, na Educação Infantil, os fatos musicais deveminduzir ações,comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados) (DELISA, 1992), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita. Por seu poder criador e liberador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola (CAMPOS, 2005). É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeirosanos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser (LOPEZ, 1998).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROJETO: APRENDENDO HÁBITOS DE HIGIENE CANTANDO
Nesta fase o objetivo foi ensinar e deixar as crianças ouvirem as cantigas,para que elas pudessem armazená-las e posteriormente interpretá-las.

Músicas utilizadas:

Hélio Ziskind - Ratinho Tomando Banho
byHélio Ziskind
Tchau preguiça
Tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor
Oh...
Lava lava lava
Lava lava lava
Uma orelha uma orelha
Outra orelha outra orelha
Lava lava lava lava
Lava a testa, a bochecha,
Lava o queixo
Lava a coxa
E lava até...
Meu pé
Meu querido pé
Que me agüenta o dia inteiro
Oh Oh
E o meu nariz
Meu pescoço
Meu tórax
O meu bumbum
E também o fazedor de xixi
Oh...La la
Laia laia la
Laia la la la
Laia la
La la la la la
Hum... Ainda não acabou não
Vem cá vem... vem
Uma enxugadinha aqui
Uma coçadinha ali
Faz a volta e põe a roupa de paxá
Ahh!
Banho é bom
Banho é bom
Banho é muito bom
Agora acabou!

Hélio Ziskind - Ratinho Escovando Os Dentes
by Hélio Ziskind
Nhau!
Nham nham nham
Nhau
Legal
- Nós...
- Somos...
- Ai, vocês são quem?...
tracking img