Rotina para Educa o Infantil ad2

1294 palavras 6 páginas
Rotina para Educação Infantil A Entrada
No momento da entrada é importante promover a socialização dos alunos por meios de atividades que estimulem a aquisição de bons hábitos para a convivência coletiva, a afetividade e a empatia.
Nessa perspectiva, saber ouvir o outro, cumprimentar os colegas, se sentir como integrante de um grupo é essencial.
Por isso, ao chegarem as crianças esperam um pouco pelos seus amiguinhos na forma, ouvem um companheiro fazer a oração do dia, apertam a mão dos que estão presente cantando e parabenizam os aniversariantes antes de montarem seus trenzinhos e seguirem para lavar as mãos.
Hora do germe não me pega
A fila estaciona e de dois em dois os alunos lavam as mãozinhas para tomar café da manhã.
Café da manhã
Após a musiquinha do meu lanchinho serão colocados a mesa diferentes alimentos como: biscoito, leite com achocolatado, café com leite, manteiga, pão para que as crianças escolham o que querem comer. É importante que se os ritmos infantis e as escolhas, as intervenções serão feitas só quando necessárias para que as crianças desenvolvam sua autonomia.
A Sala de Aula
Chamada Interativa
O professor solicita para que os alunos olhem ao redor e verifiquem quem faltou, em seguida, faz algumas perguntas, do tipo: Quem não veio hoje? Quantos nós somos? Quantas meninas vieram hoje? Quantos meninos?
Me dá uma mãozinha?
Este é o momento da escolha do ajudante do dia que é feita em ordem alfabética, ao elegermos o nosso auxiliar , algumas perguntas podem ser realizadas para a turma: Com que letra começa o nome dele? Com qual termina? Quantas letrinhas tem seu nome? Vocês conhecem outras palavrinhas que começam com a mesma letrinha?
Essa atividade é bastante significativa, pois ela permite que se trabalhe com nomes ao mesmo tempo que desenvolve habilidades de leitura e escrita.
Hora da Conversa
Os alunos formarão um circulo e falarão sobre o que, como foi o dia, do que tem medo, com a intervenção do educador para orientar a conversa. Podem

Relacionados

  • tarefas feitas
    39626 palavras | 159 páginas
  • Filipe Zau Educa Ao Em Angola 1
    236548 palavras | 947 páginas