Apostila tipos de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Pesquisa
Profª. Maria

O QUE É PESQUISA?

Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação suficiente para responder ao problema.

POR QUE SE FAZ PESQUISA?Há muitas razões que determinam a realização de uma pesquisa. Podem, no entanto, ser classificadas em dois grandes grupos: razões de ordem intelectual e razões de ordem prática. As primeiras decorrem do desejo de conhecer pela própria satisfação de conhecer. As últimas decorrem do desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira eficiente ou eficaz.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE FAZER UMAPESQUISA?

Qualidades pessoais do pesquisador _ o êxito de uma pesquisa depende fundamentalmente de certas qualidades intelectuais e sociais do pesquisador, dentre as quais estão:

• conhecimento do assunto a ser pesquisado
• curiosidade
• criatividade
• integridade intelectual
• atitude autocorretiva
• sensibilidade social
• imaginação disciplinada
•perseverança e paciência
• confiança na experiência

TIPOS DE PESQUISA



EXPLORATÓRIA: Tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista, a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.
Nas pesquisas exploratórias não se trabalham com a relação entre variáveis, mas com olevantamento da presença das variáveis e da sua caracterização quantitativa ou qualitativa.
O objetivo fundamental de uma pesquisa exploratória é o descrever ou caracterizar a natureza das variáveis que se quer conhecer.
São desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato. Esse tipo de pesquisa é realizado especialmente quandoo tema escolhido é pouco explorado e torna-se difícil sobre ele formular hipóteses precisas e operacionalizáveis.
Ex.: Foi desenvolvida no Brasil uma pesquisa exploratória para caracterizar o nível dos conhecimentos dos alunos que concluem o 1º e 2º graus. Técnica utilizada: um conjunto de testes que foram aplicados aos alunos concluintes.

DESCRITIVAS: Tem como objetivoprimordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Dentre as pesquisas descritivas salientam-se aquelas que têm por objetivo estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, nível de renda, estado de saúde física e mental etc.
As pesquisas descritivassão, juntamente com as exploratórias, as que, habitualmente, realizam os pesquisadores socais preocupados com a atuação prática. São também as mais solicitadas por organizações como instituições educacionais, empresas comerciais, partidos políticos, etc.


EXPLICATIVAS: São aquelas pesquisas que tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para aocorrência dos fenômenos. Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo é o tipo mais complexo e delicado já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente.
Pode-se dizer que o conhecimento científico está assentado nos resultados oferecidos pelos estudos explicativos.


PROCEDIMENTOS DECOLETAS DE DADOS


Pesquisa experimental: De modo geral, o experimento representa o melhor exemplo de pesquisa científica. Essencialmente, o delineamento experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
Na pesquisa...
tracking img