Fornos conversores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Para transformar o ferro gusa em aço é necessário fazer uma sensível redução de todos os elementos de sua composição, entre os processos mais utilizados para produção de aço em escala industrial, temos o processo Bessemer, o processo Thomas, o processo LD, que são classificados também como processos pneumáticos, o processo Siemens-Martin, conversores AOD e os fornos elétricos.Estes conversores tem a vantagem de ter uma grande capacidade de produção, com dimensões relativamente pequenas, além de simplicidade de operação. Essa simplicidade se dá pela formação de altas temperaturas formadas durante o processo de oxidação dos elementos constituintes do gusa líquido.



























2. FORNOS CONVERSORES BESSEMER

2.1. DEFINIÇÃOO forno conversor Bessemer recebe este nome devido ao nome de seu criador, Henry Bessemer, na Inglaterra, em 1847.
O processo Bessemer foi o primeiro processo industrial de baixo custo para a produção em massa do aço, e foi um processo revolucionário. Este princípio é baseado em uma conhecida prática chinesa conhecida desde 200 anos depois de Cristo, que remove as impurezas do aço através daoxidação, com ar comprimido sendo soprado pelo fundo do forno através do ferro gusa.

2.2. CARACTERÍSTICAS

Consiste em um forno construído com refratários à base de sílica para evitar a reação com a escória, que neste processo é ácida e é pouco indicado para o uso de gusa com alto teor de fósforo. Tem por objetivo reduzir o carbono do ferro-gusa, por meio de injeção de ar por meio de orifíciosou ventaneiras, localizados no fundo do conversor, compostas por material sílico-aluminoso que podem ser removidas. Sua capacidade é de 8 a 30 toneladas, porém, sua carga típica é de 15 toneladas.
Em seu topo existe uma abertura, alguns com leve inclinação lateral em relação ao seu corpo, por onde o ferro-gusa é introduzido e retirado ao término do processo. Seu corpo é pivotado por munhões queo giram para receber a carga de ferro fundido e giram-no novamente ao término do processo para despejar o produto final.

2.3. APLICAÇÃO

O processo de Bessemer se baseia em reduzir a quantidade de carbono, silício e manganês do gusa líquido soprando ar comprimido. O oxigênio do ar se combina com o carbono e o silício, mantendo assim a temperatura suficiente para a realização do processo. Asequência de carga ocorre da seguinte forma: minério de ferro, que é utilizado em pequenas quantidades, podendo até ser opcional; sucata, em pequena quantidade; sucata, em pequena quantidade; e ferro gusa. Outras propriedades podem ser adicionadas ao processo, como uma liga de aço-carbono-manganês, por exemplo. O combustível é dispensável neste processo devido as reações de oxidação seremfortemente exotérmicas.
O sopro de ar é realizado a uma pressão de 1,4 a 1,7 atm. Após o sopro e, a escória é eliminada e o metal em seu estado líquido sofre uma recarburação até o ponto desejado. Após este processo, que dura em média de 10 a 20 minutos, o forno despeja o produto que é colocado em moldes. As reações principais que ocorrem neste processo são: oxidação do silício e oxidação do carbono,respectivamente.
Em 1968 a produção manufaturada de aço nos EUA encerrou a produção do aço pelo processo Bessemer por não ser eficiente na redução de fósforo e ao alto custo do minério de ferro com baixo teor de fósforo, o que aumentou o custo de produção. Além de alguns tipos de aço ter sensibilidade ao nitrogênio que era expelido junto com o ar durante o processo.

3. FORNOS CONVERSORES THOMAS3.1. DEFINIÇÃO

O forno conversor Thomas, em suas características físicas e sistema de sopragem são idênticos ao forno conversor Bessemer. O que os diferencia basicamente é o seu revestimento, de dolomita, que permite a injeção de ferro gusa com alto teor de fósforo e o tipo de carga, pois se adiciona cal para eliminação do fósforo.

3.2. CARACTERÍSTICAS

Consiste em um forno construído...
tracking img