Apostila sobre 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAMENTO

INTRODUÇÃO

Visando a qualidade total e para atender as crescentes exigências dos "clientes" internos e externos é necessário a utilização de técnicas e ferramentas que nos conduzam a esses objetivos. Este explica a "simplificação" e a "transparência" dos locais de trabalho, possibilitando a todos uma visão clara de fluxo, ressaltando as oportunidades de melhoria tão almejadas.Para que isso ocorra é fundamental que todos estejam dispostos a ter efetiva participação, envolvimento e constância de propósitos, que são as características básicas para o sucesso do nosso Housekeeping.

HOUSEKEEPING O QUE É ISSO ?

É um programa realizado principalmente através de uma metodologia conhecida como 5 "S". Basicamente consiste na determinação de organizar o local de trabalho,mantê-lo arrumado e em ordem, limpo, mantendo as condições padronizadas e a disciplina necessárias para se conseguir o melhor desempenho nas atividades de trabalho.

POR QUE HOUSEKEEPING ?

O ser humano é altamente influenciado pelo meio ambiente onde vive. A organização, ordem e limpeza portanto influenciam todas as pessoas em todos os lugares. A sensação de limpeza, asseio, conforto,estética etc., quando encontrados em determinados ambientes agrada todos. Essas sensações quando existentes dentro de nosso setor em geral na empresa poderão motivar a qualidade e a produtividade, o baixo custo, o respeito aos prazos e a segurança, criando ainda um ambiente favorável a melhoria contínua. O HOUSEKEEPING constitui-se no programa dos 5 "Ss" que será o primeiro passo da aplicação paraimplantação de qualquer programa de melhoria e qualidade na nossa empresa.

O QUE É O PROGRAMA DOS 5 "S s" ?

É um programa com cinco passos para nos ajudar organizar melhor nosso trabalho, cuidar da limpeza: usar bem o nosso material; evitar quebras; desperdícios; acidentes no trabalho e tornar uma série de outras atitudes simples mas indispensáveis para facilitar e descomplicar nossas tarefas.Além de tornar o nosso dia-a-dia na empresa mais tranqüilo.

PORQUE O NOME 5 S ?

Pelo programa ser criado no Japão , é um programa fundamental, prático e simples para a melhoria da Qualidade de vida dos funcionários, do Meio Ambiente e da Qualidade dos Produtos fabricados. Vamos saber qual o significado de cada "S": São cinco palavras japonesas que começam com a letra "S". Seiri - OrganizaçãoSeiton - Ordem e Padronização Seiso – Limpeza Seiketsu - Higiene Pessoal, Saúde e Conservação Shitsuke – Auto -Disciplina

É aqui que a gente começa por o nosso trabalho em ordem

1º S = (SEIRI)

SENSO DE ORGANIZAÇÃO

Significa muito mais que simplesmente ter tudo bem arranjado e ordenado. Distinguir claramente entre o que é necessário a ser utilizado e deve ser preservado e o que não énecessário deve ser retirado ou descartado. Sabemos que esta é uma tarefa difícil, distinguir o que realmente precisamos daquilo que não necessitamos. Todavia, possuímos também materiais, peças, máquinas, dispositivos, móveis e outros equipamentos que não são utilizados em nossas atividades diárias. Estes são itens supérfluos ou desnecessários e que de fato apenas causam obstrução às atividades,diminuindo a eficiência e gerando inúmeras perdas. Este é o ponto inicial dos 5S´s: Ter o senso da percepção e utilização, manter o que é essencial no posto de trabalho.

1º S = (SEIRI)

SENSO DE ORGANIZAÇÃO

REGRAS DA UTILIZAÇÃO (DESCARTE)?
• Saber separar o que é útil do que não se utiliza; • Saber identificar o que é necessário e o que é desnecessário no local de trabalho; • Manter no localde trabalho apenas o que você realmente precisa e usa; • Eliminação de erros na utilização de peças e dispositivos; • Poupar a energia das pessoas; • Elevar a produtividade, eliminando perda de tempo; • Liberação de espaço; • Eliminação de dados e relatórios ultrapassados; • Diminuição de acidentes; • Just-in-time (minimizar estoque); • Sempre bloqueie as causas que levam a estoque ou...
tracking img