10Scompleto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

➢ A História Contada por Especialistas
➢ POR QUE O 5S (Prof. João Martins)
➢ Apresentação do Programa 10s

Prática do Programa 10s

➢ Exercícios e Práticas

Promovendo Mudanças através do 5S


Programa 5S de Falconi

➢ Significado do 5S
➢ Do 5S Japonês ao 10S Brasileiro - Um Resumo
➢ RADAR 10S
➢ O Comprometimento da AltaAdministração
➢ Fluxo Detalhado para Implementar O 5S (Segundo I. Miyauchi)









A História Contada por Especialistas

A utilização de técnicas de estimulo a cultura da qualidade, desenvolvidas pelas empresas japonesas na década de 70 e mundialmente difundidas no ocidente nos anos 80 e 90, provocaram diversas melhorias no âmbito empresarial, sendo estendida a todos os setores dasociedade. De acordo com Valentina S. Genova, expert em 10S em Campo Grande – MS, “a técnica desenvolvida por Kaoru Ishikawa em 1950 no Japão denominada 5S (Seiri, Seiton, Seisoh, Seiketsu e Shitsuke) constituiu o primeiro passo de organização nas empresas, inspirado na necessidade que havia de colocar ordem na grande confusão que se estabeleceu no país após a Segunda Guerra Mundial. O método demonstrouser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado um dos principais instrumentos de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país. “

Quando começou a ser utilizado nas organizações brasileiras, a partir de 1991, houve uma tradução para nossa língua, para que seus significados pudessem ser entendidos. Para não perder oconceito dos “S” , foi então colocada a palavra Senso no início de cada tradução para o português, ficando assim definidos: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.

Hoje, a prática do 5S é amplamente utilizada nas empresas brasileiras, e na maioria delas, a implantação do Sistema de Gestão pela Qualidade é iniciada por este programa,tendo-se resultados comprovados em muitas organizações.

Estudos realizados pela especialista citada mostram que :

“Algum tempo depois, foi lançado pelos japoneses outros 3 Sensos que ampliavam os 5 (cinco) para 8 (oito). O 6º Shikari Yaro – Senso de Determinação e União, 7º Shido – Senso de Treinamento e 8º Setsuyaku – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios. “ (Existe umabibliografia de José Abrantes intitulada Programa 8S – Da Alta Administração a Linha de Produção, que trata dos 3 S complementares.)

Foi encontrado em um artigo, do qual infelizmente o original se extraviou, a sugestão de mais um S - Shisei Rinri - Senso dos Princípios Morais e Éticos, que pode ser definido como sendo o 9º S.

Para completar ainda mais a prática de conceitos que estão sendoimplantados nas organizações e difundir um sistema de grande relevância, o engenheiro José Ailton Baptista da Silva da empresa TQM – Técnicas de Qualidade e Marketing Ltda, acrescentou o Senso de Responsabilidade Social, ficando definido como o 10ºS. Foi feita uma pesquisa com japoneses, encontrando-se o significado de Responsabilidade Social como Sekinin Shakai, (dialeto de Okinawa). Temos então10 SENSOS, que são:

1. SEIRI - Senso de Utilização
2. SEITON - Senso de Ordenação
3. SEISOH - Senso de Limpeza
4. SEIKETSU - Senso de Saúde e Higiene
5. SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
6. SHIKARI YARO – Senso de Determinação e União
7. SHIDO – Senso de Treinamento
8. SETSUYAKU – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
9. SHISEI RINRI – Senso dos Princípios Morais e Éticos
10.SEKININ SHAKAI – Senso de Responsabilidade Social

POR QUE O 5S
(Prof. João Martins)
• BEM ESTAR DO HOMEM
• MELHORIA DA QUALIDADE
• PREVENÇÃO DE ACIDENTES
• AUMENTO DE PRODUTIVIDADE
• REDUÇÃO DE CUSTOS
• CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
• PREVENÇÃO QUANTO A PARADA POR QUEBRAS
• INCENTIVO A CRIATIVIDADE
• APRIMORAMENTO DO AMBIENTE DE TRABALHO
• MELHORIA DO...
tracking img