Soft livres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS/FMU
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
1º SEMESTRE

“Exercícios Avaliativos
e
Pesquisa sobre Software Livre”

SÃO PAULO19/05/11

O que é um Software Livre?
Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado,copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL oua BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.

Pra que serve um Software Livre?
A liberdade de utilizar um programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa físicaou jurídica utilizar o software em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou a qualqueroutra entidade em especial.

Qual a diferença do Software Livre para os demais?
Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinaçãocom licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade doprograma (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.

Exemplos de Softwares Livres
O Cacic, desenvolvido pela divisão da Dataprev do Espírito Santo, realiza uminventário tanto do hardware como dos softwares instalados nos servidores. Diz qual o sistema operacional, quanta memória foi usada e quanto há de memória ociosa, além do tamanho do disco, ese há máquinas subutilizadas na rede.

Referências Bibliográficas:

http://br-linux.org/faq-softwarelivre/

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI795018-EI4801,00.html
tracking img