Apostila bpm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOTAÇÃO PARA A MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO (BPMN)
Elementos Gráficos do Diagrama de Processos de Negócio [Business Process Diagram (BPD)]

Veja a última versão deste pôster em: http://bpmn.itposter.net

Elementos de Conexão do Diagrama dos Processos de Negócio Business [Process Diagram (BPD)]

Eventos
Um evento é algo que »acontece« durante o andamento de de processo de de negócio.Eventos (n) Um evento é algo que »acontece« durante o andamento um um processo negócio. Eventos afetam o fluxo do processo e têm uma causa (trigger) e um resultado (impacto). O próprio início e término do processo são eventos em si, que causam a criação de uma nova instância (start) ou seu término (end). Exemplos: 'Email recebido', '15h em ponto', 'Depósito Vazio', 'Erro Crítico'... Fluxo de EventosAtividades
Uma atividade é qualquer tipo de trabalho genérico que uma companhia faz. Atividades podem ser atômicas (tarefas) ou compostas (processos, subprocessos). Exemplos: 'Mandar uma carta', 'Escrever um relatório', 'Calcular os juros'... Processo Sub Processo Expandido Transação Tarefa Transação
(n) Uma tarefa é o objeto que não pode ser quebrado (n) Uma tarefa é o objeto que não podeem mais objetos (é o mais baixo nível de abstração).

Gateways
Um gateway é usado para dividir ou juntar fluxos de processos. Por isso, um gateway determina a ramificação (branch), bifurcação (fork), junção (join) e combinação (merge) de caminhos. Exemplos: 'Condição verdadeira? – sim/não', 'Escolher cor? – vermelho/verde/azul',...

Elementos de conexão
Há três maneiras de conectar objetos defluxo (eventos, atividades, gateways) entre si ou com outro tipo de informação – usam-se fluxos de sequência, fluxos de mensagem ou associações.

Regras dos Fluxos de Sequência e Mensagem
Apenas objetos que podem apresentar entradas e saídas de fluxos de sequência e mensagem serão mostrados na tabela abaixo. Para: Para:

Intermediários

Início

Geral

Eventos de início indicam onde um processoespecífico começará. Eventos intermediários ocorrem entre um evento de início e um evento de término. Afetará o fluxo do processo, mas não começará ou terminará o processo (diretamente). O evento de término indica onde um processo terminará.
Quando uma mensagem chega a um participante, inicia o evento. Isto faz com que o processo {comece, continue, termine} se estiver esperando por uma mensagem,ou mude o fluxo se encontrar uma exceção. Mensagens de término indicam que uma mensagem é enviada ao participante quando o processo for concluído.

Fluxo de sequência default (padrão) Fluxo de mensagem Associação

Atributos especiais de Tarefas/Subprocessos
Looping Ad Hoc Instâncias Múltiplas Compensação A tarefa ou subprocesso é repetida(o).

XOR (eventos) OR

Alternativas baseadas emeventos. Apenas uma alternativa é escolhida. Alternativas baseadas em expressões condicionais. Ao menos um caminho deve ser verdadeiro. Também pode-se juntar (merge) um ou mais caminhos. Condição complexa (uma combinação de condições simples).

Mensagem

Timer

Pode-se especificar um tempo (ou ciclo) para que um processo comece ou continue. Eventos temporais (timers) intermediários podem serusados para modelar atrasos. Este tipo de fim indica que o nome do erro deve ser gerado. Este erro será capturado por um evento intermediário dentro do contexto do evento. Este tipo de evento é usado durante um subprocesso de transação. DEVE estar anexado à fronteira de um subprocesso. Este evento SERÁ acionado se um cancelamento de evento de término é encontrado durante o subprocesso de transação.Este tipo de evento é usado para manipular a compensação, tanto para estabelecê-la como para realizá-la. Se um evento faz parte de um fluxo normal, compensação será necessária. Ele reage a uma compensação quando anexado à fronteira de uma atividade. É muito útil para cancelar o que foi realizada em determinado nó na transação. Este tipo de evento é acionado quando as condições de uma regra se...
tracking img