BPMN – XPDL – BPDM

1001 palavras 5 páginas
FIAP – FACULDADE DE INFORMÁTCA E
ADMINISTRAÇÃO PAULISTA

Business Process Management
BPMN – XPDL – BPDM

Índice
Introdução
BPM
BPMN
XPDL
BPDM
Conclusão

3
4
5
3
7
8

Página 2

Introdução
O BPM surgiu na década passada mais exatamente em novembro de 2002, após o lançamento de um livro que estabeleceria os conceitos e diferenças entre as ondas anteriores, a primeira sendo “TQM | BPI” e a segunda com BPR | Lean | 6 Sigma.
Na primeira onda temos o TQM – Total Quality Management, que tem como foco principal a padronização dos processos de trabalho com uma análise detalhada buscando a melhoria continua.
Já o BPI – Business Process Improvement tem uma abordagem clara e definida como estruturar, conduzir e medir as organizações com base em seus processos, focando quatro pontos:
1. Os processos de negócio precisam de constante realinhamento com as metas do negócio; 2. As mudanças são constantes e o foco no cliente é uma necessidade de qualquer organização; 3. Os resultados devem ser mensuráveis, e se possível comparáveis com Benchmarks, internos e externos;
4. Os processos precisam ter donos, sem isso não existe controle para atingir os objetivos e metas.
Na segunda onda temos o BPR – Business Process Reengineering que tem como foco a eliminação de atividades que não agregam valor evidente ao negócio, essa abordagem foi muito utilizada, sendo aplicada de uma forma bastante radical, tendo como premissa o realinhamento integrado e fundamento de todos os processos importantes para o negócio. Continuando na segunda onda temos duas importantes lideranças de prática e pensamento, que são Lean e Six
Signa, o primeiro que tem como conceito o mais com menos, já o Six Sigma tem um conjunto de práticas, originalmente desenvolvidas pela Motorola, com o foco no aprimoramento continuo de processos, produtos e serviços organizacionais focando sempre no cliente.

Página 3

BPM - Business Process Management
BPM é uma metodologia de

Relacionados

  • BPM BOM
    4913 palavras | 20 páginas