Antivirais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os vírus são os menores agentes infecciosos (com diâmetro que varia de cerca de 20 a 30 nm), contendo apenas um tipo de ácido nucléico (RNA ou DNA) como genoma. O ácido nucléico é envolvido por uma capa protéica, que pode ser circundada por uma membrana contendo lipídio. A unidade infecciosa inteira é denominada vírion. Os vírus são inertes no ambiente extracelular. Replicam-seapenas em células vivas, e são parasitas em nível genético. O acido nucléico viral contem informações necessárias para programar a célula infectada do hospedeiro para sintetizar macromoléculas especificas do vírus, necessárias para a produção da progênie viral. Durante o ciclo de replicação, são produzidas numerosas cópias de ácido nucléico viral e proteínas do envoltório. As proteínas do envoltórioorganizam-se para formar o capsídio, que envolve e estabiliza o ácido nucléico viral, protegendo-o contra o meio extracelular e facilitando a fixação do vírus e sua penetração ao entrar em contato em novas células suscetíveis. A infecção pelo vírus pode ter pouco ou nenhum efeito sobre a célula hospedeira ou pode resultar em lesão ou morte celular. O universo dos vírus é rico quanto à diversidade.Os vírus conhecidos variam enormemente na estrutura, organização e expressão do genoma e estratégias de replicação e transmissão. A gama de hospedeiros para determinado vírus pode ser grande ou extremamente limitada. Sabe-se que os vírus infectam microrganismos unicelulares, como micoplasmas, bactérias e algas, bem como todas as plantas e animais superiores. Muitas informações sobre as relaçõesentre vírus e hospedeiro foram obtidas de estudo com bacteriófagos, os vírus que atacam bactérias.








Definições virais

Capsídio
Envoltório protéico ou camada que encerra o genoma de acido nucléico. Os capsídios vazios podem ser subprodutos do ciclo de replicação dos vírus com simetria icosaédrica.

Capsômero
Unidades morfológicas observadas ao microscópio eletrônico nasuperfície das partículas virais icosaédricas. Os capsômeros representam aglomerados de polipeptídeos, porém as unidades morfológicas não correspondem necessariamente às unidades estruturais quimicamente definidas.

Envoltório
Membrana contendo lipídios que circunda algumas partículas virais. É adquirida durante a maturação do vírus por um processo de brotamento através de membrana celular. Asglicoproteínas codificadas pelos vírus são expostas na superfície do envoltório. Essas projeções são denominadas peplômeros.

Nucleocapsídio
O complexo de proteína-ácido nucléico, representando a forma acondicionada do genoma viral. O termo é comumente utilizado nos casos em que o nucleocapsídio constitui uma subestrutura de uma partícula viral mais complexa.

Subunidade
Cadeia polipepitídicaviral dobrada.

Unidade de organização
Conjunto de subunidades ou unidades estruturais, geralmente simétricas, que serve como importante intermediário na formação de uma estrutura maior.

Unidades estruturais
Subunidades protéicas básicas do envoltório. Em geral, trata-se de uma coleção de mais de uma subunidade protéica não-idêntica. A unidade estrutural é freqüentemente descrita comoprotômero.

Vírion
Partícula viral completa. Em alguns casos (papovavírus, picornavírus), o vírion é idêntico ao nucleocapsídeo. Nos vírions mais complexos (herpes vírus, ortomixovírus), o vírion inclui o nucleocapsídeo mais o envoltório circundante. Esta estrutura, o vírion serve para transferir o ácido nucléico viral de uma célula para outra.

Vírus defeituoso
Partícula viral funcionalmentedeficiente em algum aspecto da replicação.

Replicação viral e suas etapas

Os vírus desenvolveram uma variedade de estratégias diferentes para a sua multiplicação nas células hospedeiras parasitadas. Apesar de os detalhes variarem de um grupo para outro, o perfil geral dos ciclos de replicação é semelhante.

A) Fixação, penetração e desnudamento: A primeira etapa na infecção viral...
tracking img