Aula antivirais

Páginas: 14 (3491 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
A maioria das infecções virais que ocorrem, a maioria das vezes são assintomáticas e melhoram com ou sem o auxílio de remédios. Quando são sintomáticas nem sempre se deve tratar pois são sintomas benignos. Algumas são malígnas como as causadas por HIV, Citomegalovírus, varicela. São doenças causadas por vírus que é um parasita intracelular com estrutura extremamente rudimentar. O núcleo delespode ser composto de RNA ou DNA. Os de RNA, os de RNA são os vírus de alta virulência e os de DNA são vírus de virulência mais baixa. O genoma é envolvido pelo capsídeo e a estrutura do núcleo mais capsídeo, chamamos de nucleocapsídeo que é a unidade fundamental do vírion e isso que dá a característica do tipo de vírus que está se tratando.
Alguns vírus de RNA são muito perigosos como darubéola, da raiva, sarampo... Sarampo não é uma doença boba, mata igual ou mais que dengue. Um dos tipos de sarampo que pode desenvolver é o sarampo hemorrágico que a pessoa tem uma plaquetopenia grave e tem que fazer transfusão de plaqueta. Hoje já temos vacina contra sarampo, varicela...
Outros vírus com RNA: ortomixovírus (causador de influenza, ou seja, gripe e resfriados), paramixovírus (causasarampo e caxumba), rabdovírus (causador da raiva), picornavírus (causador de resfirado, meningite viral e poliomelite), hepatite A (hepatite sérica). No papilomavírus, toda mulher com mais de 17 anos deve se vacinar contra o papilomavírus, pq sabe que o HPV é a porta de entrada para câncer de colo de útero. Alguns outros vírus que são de RNA, são os arbovírus causador da febre amarela, os retrovíruscausador da AIDS.
Na maioria das vezes as doenças virais podem ser prevenidas com o uso de vacinas. Temos poucos medicamentos com a capacidade de inibir o crescimento de alguns vírus. Entre os vírus contendo RNA, os únicos medicamentos que tem efeitos virustático e não viruscida, que inibe portanto o crescimento dos vírus, são os anti-retrovirais.
Claro que a resposta ao medicamento depende daimunocompetência do indivíduo. Se o indivíduo estiver imunocomprometido a resposta certamente será péssima.
Os vírus de DNA: são de virulência menor como o vírus da varíola, o adenovírus (causador de faringite, de conjuntivite viral), o papilomavírus (causador de verruga, tumor e câncer). HBV (causador da hepatite B), Herpes Vírus simples (HSV, causador de diversas doenças herpéticas) O herpesvírus, um dos mais difundidos, responde bem aos antivirais. Para a maioria dessas doenças p tratamento é sintomático ou profilático. Não existe substância antibiótica capaz de eliminar o vírus.
Interferon pra tratar hepatite A e B:
Os interferons induzem 3 enzimas conhecidas: 1- uma proteína-cinase que determina a fosforilação do fator de alongamento 2, resultando em inibição da iniciação dacadeia peptídica; 2 – a oligoisoadenilato-ciclase que é responsável, em última análise, pela ativação de uma RNAase e degradação do RNAm viral; 3 – uma fosfodiesterase, que pode degradar os nucleotídeos terminais do RNAt, inibindo o alongamento do peptídeo.
Quando administrado precocemente, o interferon pode impedir a disseminação do vírus herpes zoster em pacientes cancerosos, reduzir a propagaçãodo citomegalovírus após transplante renal. Na hepatite ativa crônica B e C, os interferons podem suprimir as evidências clínicas e laboratoriais da doença, pelo menos temporariamente. É usado para tratamento de leucemia de células pilosas e sarcoma de Kaposi relacionado a AIDS.


Herpes
HSV tipo 1: você tem a gengivite, tem aquelas lesões labiais. Não confundir isso com fungo quando a pessoatem no canto da boca e fica com uma mancha branca. Na herpes vc tem uma pápula, com muitas microbolhas e cada microbolha dessas é uma residência pra milhões de vírus. Se estourar essas bolhas, é extremamente contagioso. A transmissão é pelo contato, através da saliva. Pode levar a estomatite se o paciente estiver imunocomprometido. No início pode ser assintomático, o vírus se aloja nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antivirais
  • Antivirais
  • Antivirais
  • antivirais
  • Antivirais
  • Antivirais
  • Antivirais
  • Antifungicos e Antivirais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!