Anna nery

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia Anna Nery
* Ana Justina Ferreira Néri, nascida em 1814, em Cachoeira do Paraguaçu-BA. Filha de José Ferreira de Jesus e Luísa Maria das Virgens.
* Em 1837, com 23 anos de idade,casou-se com Isidoro Antonio Neri que era capitão-de-fragata da Marinha brasileira o que fazia com que estivesse sempre no mar.
* Em 1843, com 29 anos de idade, Ana Néri fica viúva. Com três filhos:O cadete da escola militar Pedro Antonio Neri, e os médicos Justiniano de Castro Rebelo e Isidoro Antonio Neri Filho.
* Ao irromper a Guerra do Paraguai (dezembro de 1864), os filhos e o irmãode Ana são convocados para o campo de luta.
* Ana requere ao presidente da província da Bahia, conselheiro Manuel Pinto de Souza Dantas, que lhe fosse facultado acompanhar os filhos e o irmão(major Mauricio Ferreira) durante a guerra, ou ao menos prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, partiu de Salvador incorporada ao décimo batalhão de voluntários (agosto de1865).
* No Rio Grande do Sul aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo.
* Durante toda a campanha prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares deSalto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações, e chamou atenção com seu trabalho de enfermagem apesar da falta de condições adequadas.
* Montou umaenfermaria-modelo em Assuncion, capital paraguaia.
* Viu seu filho Justiniano morrer em combate.
* No final da guerra, em 1870, Ana voltou a sua cidade natal com seis meninas órfãs brasileiras. D.Pedro II, por decreto, lhe concedeu uma medalha e uma pensão vitalícia.
* Foram-lhe prestadas grandes homenagens: Uma chuva de pétalas de rosas e uma coroa de louros cravejada com diamantes oferecidapela população hospitaleira do Rio de Janeiro. Foi condecorada com a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe pelo governo imperial.
* Faleceu, no Rio de Janeiro,...
tracking img