Anna nery

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anna Nery
Aos 13 de dezembro de 1814, nasceu na Vila Cachoeira do Paraguaçu, interior da Bahia, Anna Justina Ferreira, filha de Luísa Maria das Virgens e José Ferreira de Jesus. Em 1837, casou-secom o capitão de fragata da Marinha, Isidoro Antônio Nery, passando a se chamar Anna Justina Ferreira Nery. Ficou viúva aos 29 anos, com os filhos Justiniano, Isidoro e Pedro Antônio para cuidar. Osdois primeiros tornaram-se médicos e o último, militar.
Em 1865, com a formação da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), o Brasil luta contra o Paraguai - na histórica Guerra do Paraguai - eos filhos e os irmãos (Manuel Jerônimo Ferreira e Joaquim Maurício Ferreira, ambos oficiais do exército) de Ana são convocados pelo exército para lutar nas frentes de batalha. Muito sensibilizada como fato, ela manda um ofício para o presidente da província, solicitando para si mesma um trabalho na guerra como enfermeira, alegando, basicamente, dois motivos principais: primeiro, a dor causadapela separação dos filhos e, segundo, a vontade de atenuar o sofrimento dos combatentes.
Aos 51 anos de idade, e sem esperar a resposta do seu pleito, Anna Nery viaja para o Rio Grande do Sul, e láaprende as primeiras noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo. No dia 13 de agosto de 1865, visando cuidar dos doentes e feridos, a baiana parte para o front de batalha, com oexército de voluntários. Anna Nery se transformaria na primeira enfermeira voluntária do país, na "Patrona dos Enfermeiros" e, mais ainda, na precursora da Cruz Vermelha no Brasil.
Com as freirasvicentinas, aprendeu noções de higiene pessoal, primeiros-socorros, a aplicar injeções, controlar hemorragias, dissecar feridas e fazer remédios caseiros, como um a base de pimentão amarelo, potenteantiinflamatório. Porém, a habilidade ambulatorial que mais se revelaria útil nos campos de batalha foi a de cauterização, feita com uma lâmina quente (geralmente facão), que salvaria muitas pernas,...
tracking img