Anjos do sol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo crítico sobre o filme Anjos do Sol (2006), de Rudi lagemann: Uma visão educativa.

Trabalho apresentado como avaliação à matéria de Saúde na Educação Infantil, no curso de especialização de Educação Infantil, ministrada pela professora Msc. Zoraide Vieira Cruz.

RESUMO
O desenrolar do filme “Anjos do Sol”, retrata uma questão muito polêmica, que é o trafico e prostituição de criançase adolescentes no Brasil. Pontos também confirmado em noticiários do nosso dia à dia. Mas, de início, veja o a sinopse do filme:

Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizadoperto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho. (SINOPSE, 2006)
Conforme a sinopse, temos o caso da pequena Maria, uma jovem de apenas 12 anos, que é interpretada pela atriz Fernanda Carvalho. Essa menina foi o centro dofilme, onde temos uma sequência de acontecimentos chocantes para o nosso bom censo diário.

De inicio ela é retirada de sua família, por meio de uma compra feita por um recrutador de prostitutas. Com a expectativa de que o dinheiro possa aliviar a fome dos seus irmãos não há muita coisa que seus pais possam fazer. A pequena Maria é levada em um caminhão camuflado, evitando fiscalizações, para casade uma cafetina, onde é vendida juntamente com outras meninas as senhores importantes da nossa sociedade (Políticos, Comerciantes e Pecuaristas). Em seguida, juntamente com outra adolescente segue para a casa de um importante fazendeiro, no intuito de ser presentes de aniversário para o seu filho, que é também de menor, um menino com 15 anos de idade. Depois de usadas pelo fazendeiro, sãoencaminhadas para um garimpo isolado, na floresta amazônica, onde as duas ficariam sobre a tutela de um dono do prostíbulo da região na convivência com outras meninas. Ao tentar fugir, elas são capturadas e posteriormente castigadas, onde uma delas paga com a sua vida ao tentar fugir. Na segunda tentativa de fuga, Maria tem sucesso e pega carona com caminhoneiros, até chegar ao Rio de Janeiro, onde passaa ser cuidada por uma senhora, que ao decorrer do tempo Maria desconfia dessa mulher, por ter intenções de prostitui-la. A pequena Maria foge novamente e se vê aprisionada a própria sorte, sem rumo e conhecimento necessários para sua sobrevivência, sendo obrigada a vender seu corpo para continuar viva.

Ao ser uma historia triste e que para alguns pode ser muito forte, temos que concordar sobrea pura realidade que faz parte de nossa sociedade. Existem muitas pequenas Marias em nosso país, principalmente quando falamos sobre trafico de pessoas. Conforme o Jornal “on line” Folha da Bahia,
O tráfico de crianças e adolescentes consiste no comércio de seres humanos para serem explorados sexualmente ou de outras formas de trabalho forçado. De acordo com estimativas das Nações Unidas, 92%dos casos de tráfico são para fins de exploração sexual. Em 2002, segundo os dados, pelo menos 150 milhões de meninas e 73 milhões de meninos foram forçados a manter relações sexuais ou submetidos a outros tipos de agressão íntima (FOLHA DA BAHIA, 2008).

Conforme a citação, o caso da prostituição infantil é derivado de uma grande rede de trafico de meninas e meninos para fins sexuais. Continuandoa reportagem, conforme o jornal Folha da Bahia (2008), muitos familiares são iludidos por pessoas com falsas promessas de emprego em casas de famílias, ou até com a promessa de se tornarem modelos. O jornal mostra também, alguns casos reais:
Bruna morava com a família em São Luís, no Maranhão, quando recebeu o convite de uma antiga amiga da mãe para trabalhar como doméstica em uma casa de...
tracking img