Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATEMÁTICA FINANCEIRA




























Toledo
2012









Aline Rosa
Ector Cassio
Matheus Marques
Renata Cristina Secchi














MATEMÁTICA FINANCEIRA





Trabalho apresentado as disciplinas de matemática básica/desenho geométrico,como obtenção de conceito parcial para o 4º bimestre do ano letivo de 2012, sob orientação do professor Marcos Alexandre Sinoca.









Toledo
2012
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4

1 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA 5

1.1 - Conceito de Juros 5

1.2 - O papel do dinheiro na história da humanidade 6

2. O Surgimento dos Bancos 9

2.1 Como os Bancos ganhamdinheiro? 9

2.2 O Crescimento dos Bancos (Rentabilidade) 9

2.3 Relacionamento 13

2.4 Necessidades 14

2.5 Vantagens 14

2.6 Credor 14

2.7 Capital 15

2.8 Juros 15

2.9 Quando usamos juros simples e juros compostos? 15

2.10 Taxa de juros 15

3. JUROS SIMPLES 16

4. JUROS COMPOSTOS 18

5. TAXAS EQUIVALENTES 20

6. TAXAS NOMINAIS 21

7. TAXAS EFETIVAS21

8. FLUXO DE CAIXA 21

9. VALOR PRESENTE e VALOR FUTURO 22

CONSIDERAÇÕES FINAIS 23

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24




INTRODUÇÃO



Este trabalho trata de matemática Financeira para que todos possam compreender que as equações matemáticas modelam a realidade que nos permeia em muitos momentos. Consideramos que acompreensão dos conceitos deve, sempre que possível, permear exemplos práticos. Cabe a cada um transformar a ferramenta, que é a matemática, em um instrumento capaz de ajudá-lo a resolver problemas do cotidiano gerencial e administrativo, propiciando mais subsídios para entender o mercado que hoje é globalizado.
A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões naempresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados. Certamente com uma boa base desse conhecimento traz à compreensão de problemas.
Fornece o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros oude bens de capital.
Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como por exemplo, se você tem dinheiro em algum tipo de poupança/investimento, ou em um pequeno negócio, ou ambos, e quer comprar um carro ou um eletrodoméstico. Você deve decidir se paga à vista, mediante saque da aplicação ou do capital de giro da empresa, ou se acolhe o financiamento oferecido pelo vendedor. Asferramentas da Matemática Financeira vão indicar-lhe a melhor decisão.






















1 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA



Como consequência do interesse pela educação e do crescimento enorme da atividade comercial no Renascimento, começaram a aparecer muitos textos populares de aritmética. Três centenas desses livros foram impressos na Europa antes doséculo XVII. Essas obras eram de dois tipos, basicamente aquelas escritas em latim por intelectuais de formação clássica, muitas vezes ligados a escolas da igreja, e outras escritas no vernáculo por professores práticos interessados em preparar jovens para carreiras comerciais.
A mais antiga aritmética impressa é a anônima e hoje extremamente rara Aritmética de Treviso, publicada em 1478 nacidade de Treviso. Trata-se de uma aritmética amplamente comercial, dedicada a explicar a escrita dos números, a efetuar cálculos com eles e que contém aplicações envolvendo sociedades e escambo. Como os "algoritmos" iniciais do século XIV, ela também inclui questões recreativas. Foi o primeiro livro de matemática a ser impresso no mundo ocidental.
Bem mais influente na Itália que a Aritmética...
tracking img