Modelos de freud, piaget e wallon- comparação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Freud:

Afirmou a sua teoria sobre a existência de uma sexualidade infantil onde acreditava que o desenvolvimento psicossexual ocorreria em etapas, de acordo com a área na qual a libido estaria mais concentrada: fase oral, 0-12 meses: A criança coloca tudo na boca. O ato que consiste em chupar o seio materno faz com que o recém nascido obtenha prazer ao mamar e constitui a zona erógena aregião buco-labial; fase anal, 1 a 3 anos: produção individual: a criança obtém prazer pela estimulação do ânus ao reter e expulsar as fezes e a urina; fase fálica, 3 a 5 anos : A curiosidade pelos órgão genitais torna-se manifesta nas crianças desta idade em que a estimulação destes leva á obtenção de prazer. Nesta fase incluíu a teoria do complexo de Édipo, que seria o primeiro investimentoobjetal da libido que ocorreria no progenitor do sexo oposto e a experimentar um sentimento antagônico de amor e ódio com relação ao progenitor do mesmo sexo. A criança percebe então, que tanto o amor vivido com um, como o ódio vivido com o outro dos progenitoresi são proibidos e o complexo de Édipo é finalizado com o surgimento do superego, com a desistência da criança . a fase de latência, 6 a 12anos: estádio de “amnesia infantil”. A criança reprime no inconsciente as experiencias que a perturbam no estadio fálico. O superego desenvolve-se e reforça-se devido a recalcamentos muito energéticos de certas tendências repreensíveis; constitui-se então em potências psíquicas contra a vergonha, o nojo, a moral, que se estabelecem como guardiãs para conter o que foi recalcado. fase genital (apartir da puberdade): a zona erógena principal é a região genital e através da união sexual como outro, atinge-se a maturidade sexual normal- descobre-se que o corpo de outra a pessoa dá prazer).

Piaget:

propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano. De acordo com a teoria de Piaget, cada estágio não comporta todas as funções mentais, fisiológicas, sociaise afetivas, mas somente funções específicas. Considera a existência de estágios diferentes relativamente à inteligência, à linguagem e à percepção. Refere que cada estágio é definido por diferentes formas do pensamento. A criança deve atravessar cada estágio seguindo uma sequência regular, ou seja, os estágios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais.
Estágio sensório-motor (do 0 aos18/24 meses): baseia-se, principalmente, na experiência imediata através dos sentidos em que há interação com o meio. As crianças ficam limitadas à experiência imediata, e assim veem e sentem o que está a acontecer, mas sem forma de categorizar a sua experiência, pois a sua organização mental está em estado bruto, de tal forma, que a qualidade da experiência raramente é significativa. A qualidadeda experiência durante esse estágio é o que a prepara para a passagem ao estágio seguinte.
Estágio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): pensamento intuitivo fundamental para o desenvolvimento da criança. Há 1 processo de assimilação, acomodação e adaptação. A criança é capaz de representar as suas vivências e a sua realidade, através de diferentes significados mediante: jogos (jogos simbólicos),desenho (o desenho representa a fase mais criativa e diversificada da criança)
Estágio operatório concreto (dos 7 aos 11/12 anos): reorganiza-se o pensamento e a criança começa a ver o mundo com mais realismo e deixa de confundir o real com fantasia. Adquire também a capacidade de realizar operações - sendo essa operação, ação interiorizada (realizadas no pensamento),componível (composta porvárias ações) e reversível( pode voltar ao ponto de partida). Já consegue compreender também, a noção de volume, peso, espaço, tempo, classificação e operações numéricas.
Estágio operatório formal (dos 11º /12 aos 15/16 anos): Acriança realiza raciocínios abstratos, não recorrendo ao contato com a realidade, desenvolve a sua identidade, podendo haver, nesse período problemas existenciais e...
tracking img