Animalidade e humanidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito básico de humanidade e animalidade.

A humanidade é o tema peculiar da antropologia. Dito desta maneira parece fácil; difícil é
Imaginar como se deveria construir uma ciência da humanidade. Cada geração reconstrói
Sua concepção própria de animalidade como uma deficiência de tudo o que apenas nós, os humanos, supostamente temos, inclusive a linguagem, a razão, o intelecto e aconsciência moral. E a cada geração somos lembrados, como se fosse uma grande descoberta, de que os seres humanos também são animais e que a comparação com os outros animais nos proporciona uma compreensão melhor de nós mesmos. Podemos dizer que a humanidade esta cada vez evoluindo com inesgotável riqueza e diversidade de formas culturais e que ainda alguns estudos mostram que a palavra humanidade deixade significar membros de uma espécie e tornando se estado e condição humana sendo radicalmente oposta a condição da animalidade, ou seja, deixa de ser inclusiva passando a ser exclusivo um estado alternativo de ser. Para nos, que fomos criados no contexto da tradição do pensamento ocidental, os conceitos de Humano e Animal parecem cheios de associações,repletos de ambiguidade e sobrecarregados depreconceitos intelectuais e emocionais. Animalidade dentre os conceitos mais utilizados esta o antropocêntrico que e a comparação do entendimento e compreensão com o homem seja limitado em uma sociedade contemporânea, poderíamos abranger varias opiniões e divulgar minuciosamente outros estudos, pois este assunto e complexo e aprofundador em seu conhecimento.
Darwin apoia as ideias de Monboddonão talvez, no assunto dos rabos, mas certamente em sua franca e aberta rejeição da noção de uma forma essencial de humanidade, da qual todos os seres humanos concretos, no passado, no presente e no futuro são encarnações mais ou menos perfeitas. Em termos biológicos, a humanidade apresenta como um campo continuo de variação, composta de uma miríade de diferenças sutilmente graduadas os sereshumanos reais não podem ser enquadrados em categorias artificiais.
De modo geral, os filósofos tem tentado descobrir a essência da humanidade na cabeça dos homens em vez de procura- la em suas caudas, o que torna os seres humanos diferentes dos animais, não parece uma espécie da animalidade, como espécies isso faz alusão a um principio que eleva seus possuidores a um nível mais alto de existênciado que o do mero animal. A palavra humanidade deixa de significar o somatório dos seres humanos, membros da espécie animal, e torna-se o estado ou a condição humana do ser, radicalmente oposta a condição da animalidade.
Como condição oposta a da humanidade, a animalidade transmite uma noção da qualidade de vida no estado de natureza, onde se encontram seres em estado cru, cuja conduta eimpelida pela paixão bruta em vez de deliberação racional e que são totalmente livres dos constrangimentos da moral ou da regulação dos costumes. Um traço marcante da tradição ocidental e a tendência a pensar em dicotomias paralelas, de modo que a posição entre animalidade e humanidade e posta ao lado das que estabelecem entre natureza e cultura e assim por diante, concluía-se então que animalidadehumana se revela se revela na ausência diferenciação, na uniformidade. Todos nos chegamos a este mundo como criaturas nascidas de um homem e uma mulher, no que diz respeito a minha existência como membro da espécie humana, minha condição como pessoa e, portanto, inseparável do pertencimento a uma cultura e ambos são ingredientes cruciais de minha existência humana.
Temos agora condições desolucionar um paradoxo situado no cerne do pensamento ocidental, que afirma, com igual segurança, tanto que os seres humanos são animais quanto que animalidade e o exato oposto da humanidade, ela sugere que a fronteira entre a espécie humana e as demais espécies do mundo não e paralela, mas que, na verdade ela cruza as fronteiras entre humanidade e animalidade como estado de ser.Por isso mesmo não se...
tracking img