Trabalho cade - economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO TAM-LAN:
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou por unanimidade a fusão da companhia aérea TAM com a chilena LAN, mas determinou restrições para a operação que criou amaior empresa do setor na América Latina e uma das dez maiores do mundo.
O órgão antitruste brasileiro detectou que a criação da Latam acarretou uma grande concentração de mercado na rota Guarulhos (SãoPaulo) – Santiago (Chile) – Guarulhos (SP), onde a nova companhia dominaria mais de 80% do transporte de passageiros.
-------------------------------------------------
Por isso, a sugestão doconselheiro relator do caso, Olavo Chinaglia, foi o veto à união das companhias nessa rota, determinando que a Latam permute com outras companhias aéreas os dois pares de slots diários da TAM em Guarulhoscom esse destino. Dessa forma, a nova empresa ficaria apenas com os seis slots diários nessa rota que a Lan já possuía.
-------------------------------------------------
Outra determinação do Cadefoi a obrigatoriedade dessa permuta se dar em horários comercialmente atrativos, para permitir a efetiva concorrência de outras companhias nessa rota. Inicialmente, a permuta deverá durar pelo menostrês anos, que poderão ser prorrogáveis pelo órgão de defesa da concorrência.
-------------------------------------------------
Assim como seu par chileno, o Cade também decidiu que a Latam deveráoptar por apenas uma aliança global de milhagem. Atualmente, a TAM faz parte da Star Aliance e a Lan integra a One World.
CASO KOLYNOS:
O primeiro caso, em 1996, tirou a marca Kolynos do mercado depastas de dente, após ter sido comprada pela Colgate. Kolynos e Colgate totalizavam 78,1% do mercado de pastas de dente. Conforme a análise do Cade, existiam barreiras à entrada de novas empresas,especialmente relacionadas à fidelidade às marcas existentes por parte dos consumidores e pelo sistema de distribuição. A compra, portanto, ampliava o poder do detentor das marcas, a Colgate.
Para...
tracking img