Ingold - Animalidade e Humanidade

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
INGOLD, Tim. Animalidade e Humanidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n.28, p. 39-53, jun. 1995. Disponível em: . Acesso em abr. 2014

p. 1/10
A humanidade é o tema peculiar da antropologia – a ciência da humanidade. 

O que é humanidade?
As noções de humanidade e de ser humano determinaram e foram determinadas, pelas idéias acerca dos animais.
No contexto da tradição dopensamento ocidental, os conceitos de "humano" e "animal" parecem cheios de associações, repletos de ambigüidades e sobrecarregados de preconceitos intelectuais e emocionais.
Concepção de animalidade como uma deficiência de tudo o que apenas nós, os humanos, supostamente temos, inclusive a linguagem, a razão, o intelecto e a consciência moral.

Divisão do artigo:
1. Análise da definição de homemcomo espécie animal, compreendendo todos os indivíduos que pertencem à categoria biológica de Homo sapiens. 
2. O significado alternativo de ser humano, como condição oposta à de animal.
3. A associação popular entre essas duas noções de humanidade, como espécie e como condição, deu origem a uma concepção peculiar da singularidade humana, todos os animais são vistos como essencialmente iguais.Uma coisa é perguntar o que é um ser humano, outra muito diferente é indagar o que significa o ser humano.

Uma questão de ter ou não cauda
Relato de um caso ocorrido em 1647, em que um tenente da marinha sueca encontra-se com habitantes de uma ilha, estes estavam nus e tinham caudas e semelhanças com felinos, dante os marinhos que aproximaram destes seres foram mortos e comidos, sobrando sóos ossos. Em 1760, os homens que tinham caudas foram classificados como uma espécie de macaco, apropriadamente chamada de "lúcifer”. Um juiz chamado Monboddo, certificou-se que as informações eram verídicas e estes seres eram humanos já que “conheciam a arte da navegação, estavam acostumados ao comércio e faziam uso do ferro” (Burnett, 1773, pp. 234-9). 
p.2/10
Essas ideias influenciaram abiologia moderna, não em relação ao assunto dos rabos, mas por rejeitar a noção de uma forma essencial de humanidade “da qual todos os seres humanos concretos, no passado, no presente e no futuro, são encarnações mais ou menos perfeitas”. 
 Idéia de uma tabela de "tipos humanos": em termos biológicos, a humanidade se apresenta como um campo contínuo de variação, composto de uma miríade dediferenças sutilmente graduadas.”
Quanto mais estreitamente relacionados são os indivíduos, em termos de descendência, maior é a quantidade de genes que eles provavelmente têm em comum. Às vezes, quando uma característica visível é controlada por apenas um ou alguns genes, minúsculas variações na estrutura genética subjacente (ou genótipo) podem acarretar grandes conseqüências para a aparência geral doindivíduo maduro (ou fenótipo), de modo que indivíduos estreitamente relacionados podem apresentar aspecto muito diferente. 
Macaca é macaco e não um ser humano imperfeito
Evolução da vida: uma só via liga os chimpanzés ao seres humanos, porém essa via é uma dentre inúmeras.

Ser humano e condição humana de ser
A busca dos filósofos pela essência humana na cabeça dos homens e não na cauda (ouausência dela)
O que torna os seres humanos diferentes dos animais como espécie? – o gênero humano não aparece como uma espécie de animalidade
Humanidade – somatório de todos os seres humanos x Animalidade
p.3 e 4
Buffon – a qualidade humana presente no homem estava instalada desde o início por intervenção divina
Monboddo – a qualidade humano foi adquirida por etapas e se completou com aemergência da razão e do intelecto, sobre os quais se assenta a linguagem.
Os primeiros serem humano tal como as crianças eram carentes de “habilidades ou civilidade”
Animalidade remete-se a noção da “qualidade da vida no estado da natureza, onde se encontram os seres em ‘em estado cru’, cuja conduta é impelida pela paixão bruta em vez da deliberação racional e que são totalmente livres dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Humanidade e animalidade, tim ingold
  • resumo de humanidade e animalidade de Tim Ingold
  • Humanidade e Animalidade – Tim Ingold (Resumo)
  • Resenha do Texto Humanidade e Animalidade de Tim Ingold
  • Fichamento do texto humanidade e animalidade de tim ingold
  • Animalidade e humanidade
  • Humanidade e animalidade
  • Humanidade e animalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!