Fichamento do texto humanidade e animalidade de tim ingold

733 palavras 3 páginas
Universidade de Brasília

Departamento de Antropologia
Disciplina:Introdução à Antropologia
Professor:Pedro Stoeckli Pires
Aluna:Adriana Costa Santos

Fichamento do texto Humanidade e Animalidade de Tim Ingold

O artigo vem como diz o autor “examinar a maneira pela qual as noções de humanidade e de ser humano determinaram , e foram, por sua vez, determinadas, pelas idéias acerca dos animais .”(Ingold, 1994, p.39)Mostrando perspectivas que combinam ou antagonizam características como:pensamento ocidental ;etnocêntrico; antropocêntrico; gradualista; a visão de culturas diferentes da européia e mais.

Tendo em vista a divisão do artigo em três partes, observa se a princípio a análise do homem como espécie animal. “Os organismos não são agrupados em uma mesma classe por causa da semelhança de sua aparência formal,exterior, mas em virtude de seus vínculos genealógicos relativamente estreitos.”(Ingold, 1994, p.42) O que admite na espécie animal Homo sapiens uma grande variedade de cor,raça e altura já que questões fenótipicas como essas representam uma mínima variação genética , porem, é pela mesma afirmativa que não se pode aceitar a idéia de homens com rabo já que essa característica enfearia uma grande diferença genealógica de modo que seres que possuem e que não possuem rabo não poderiam estar em uma mesma espécie.

“...os filósofos têm tentado descobrir a essência da humanidade na cabeça dos homens,...”(Ingold, 1994, p.43). “A palavra humanidade, em suma, deixa de significar o somatório dos seres humanos, membros da espécie animal Homo sapiens, e torna se o estado ou condição humana do ser, radicalmente oposta à condição da animalidade.” (Ingold, 1988, p.4). Onde que a condição de animalidade é vista como vida sem o uso da razão. “... somos criaturas constitucionalmente divididas, com uma parte imersa na condição física da animalidade, e a outra na condição moral de humanidade” (Ingold, 1994, p.45) Tendo por base esse pensamento

Relacionados