Humanidade e Animalidade – Tim Ingold (Resumo)

Páginas: 4 (965 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
RESUMO
Humanidade e Animalidade – Tim Ingold
Um tema muito debatido na antropologia é a humanidade, porém é bastante complexo esse tema , logo difícil construir e definir uma ciência dahumanidade. Dentro da tradição ocidental do pensamento os conceitos de humanidade e animalidade são cheios de ambigüidades, cheio de preconceitos cognitivos e afetivos e estereótipos.
Cada geração e sociedaderecriam e fundamentam sua concepção própria de animalidade como sendo aquilo que se opõem ao que somente nos humanos temos, como a linguagem, a razão, a cognição e a consciência moral.
O autor divideseu estudo em três pontos, o primeiro acerca da definição do homem como espécie animal , fundamentado na biologia. No segundo momento trás o conceito de ser humano como condição oposta ao de animal,essa condição é a própria existência humana. O terceiro ponto é mostrado que por meio das duas noções de humanidade seja biológica como espécie ou como condição deu uma concepção de singularidadehumana.
O autor começa a se questionar o que é o ser humano, e para isso ele trás a discursão sobre a espécie humana por meio de um relato da existência de homens com cauda em uma ilha. No ano de 1647chega e essa ilha, tal fato é relatado por Köping.
Monboddo rompe com a crença tradicional que todos os homens são iguais na terra ignorando a multiplicidade desses.  O gênero humano não é fixo eimutável, é sim variável em diversos aspectos como históricos e geográficos.  E essa diversidade e variabilidade são próprias da espécie animal, própria da natureza viva. A teoria de Darwin da embasamentopara essa rejeição de uma noção de uma forma essencial de humanidade. A humanidade se apresenta como um campo continuo de variável, de um conjunto sutilmente graduado de diferenças. Assim os indivíduostodos pertencem a espécie Homo sapiens em uma grau de variabilidade. Assim mesmo partindo duma mesma quantidade cromossômica o material genético é diverso, logo todo organismo como diz o autor é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo de humanidade e animalidade de Tim Ingold
  • Humanidade e animalidade tim ingold
  • Humanidade e animalidade, tim ingold
  • Fichamento do texto humanidade e animalidade de tim ingold
  • Resenha do Texto Humanidade e Animalidade de Tim Ingold
  • Ingold
  • Humanidade e Animalidade (resumo)
  • Animalidade e humanidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!