Anemia ferropriva na infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anemia pode ser definida como um processo patológico onde a concentração de hemoglobina, contida nos eritrócitos, encontra-se anormalmente baixa em consequência de várias situações, como infecçõescrônicas, problemas hereditários, carência de um ou mais nutrientes essenciais necessários na formação da hemoglobina, como ácido fólico, Vitaminas B12, B6 e C e proteínas. Entretanto, a deficiência deferro é a responsável pela maior parte das anemias encontradas, sendo denominada anemia ferropriva ou ferropênica (WORLD HEALTH ORGANIZATION. 1968).
A anemia por deficiência de ferro é a mais comumdas carências nutricionais, com maior prevalência em mulheres e crianças, principalmente nos países em desenvolvimento. Crianças entre seis e 24 meses apresentam risco duas vezes maior para desenvolvera doença do que aquelas entre 25 e 60 meses (OSÓRIO; MÔNICA M; LIRA PI; BATISTA FILHO; ASHWORTH, 2001). Após seis meses de idade as crianças são mais vulneráveis à anemia ferropriva devido aoesgotamento das reservas de ferro provenientes da gestação e da baixa ingestão pela dieta (LENER, 1994). Nesse período há aumento da demanda orgânica por ferro em virtude do acelerado ritmo de crescimento,especialmente nos dois primeiros anos de vida. Curta duração do aleitamento materno exclusivo, introdução tardia de alimentos ricos em ferro e consumo insuficiente e/ou inadequado de estimuladores dasua absorção podem ser considerados fatores predisponentes para o desenvolvimento de anemia ferropriva (OSÓRIO; MÔNICA M, 2002).
Considerada um sério problema de Saúde Pública, a anemia pode prejudicaro desenvolvimento mental e psicomotor, causar aumento da morbimortalidade infantil, além da queda no desempenho do indivíduo no trabalho e redução da resistência às infecções (WORLD HEALTHORGANIZATION, 2001).
No país não há pesquisas de representatividade nacional que indique a situação dessa carência nas várias regiões, sendo os estudos existentes pontuais, nem sempre obedecendo a...
tracking img