Anemia ferropriva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO SALVADOR

BACHARELADO EM ENFERMAGEM























ANEMIA FERROPRIVA





























Salvador

2012


ALMIR MEDEIROS


GLEICE SANTIAGO
















ANEMIA FERROPRIVA















1





Trabalho apresentado ao Curso deBacharelado em Enfermagem da Faculdade São Salvador, pela turma AN05, como requisito parcial para avaliação da Análise Clínica.


Orientadora: Prof Gustavo.










Salvador
2012
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------- 3

1 REFERENCIALTEÓRICO-------------------------------------------------------------- 4

1.1 Anemia Ferropriva---------------------------------------------------------------------- 4

1.1.1 Fisiopatologia-------------------------------------------------------------------------- 4

1.1.2 Diagnóstico----------------------------------------------------------------------------- 5

2OBJETIVO----------------------------------------------------------------------------------- 5

3 RESULTADOS------------------------------------------------------------------------------ 5

4 DISCUSSÃO--------------------------------------------------------------------------------- 6

CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------- 7

REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------- 8INTRODUÇÃO

As crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, passam por muitas modificações. A alimentação adequada é fundamental nesta idade, pois influencia no crescimento e desenvolvimento dessas crianças. Uma alimentação inadequada pode gerar diversos problemas, entre eles a anemia ferropriva que está relacionada à baixa ingesta de alimentos quecontém ferro.
A anemia ferropriva apresenta alta prevalência nas regiões geográficas onde as desigualdades sociais são acentuadas. Como causa imediata da deficiência de ferro podem ser apontadas as deficiências do nutriente na alimentação e baixos índices de absorção de ferro ingerido. O baixo poder aquisitivo que determina o tipo de consumo e as precárias condições de saneamento podem serapontados como as causas mediatas relevantes da anemia ferropriva.
Segundo Smeltzer e Bare (2002) a anemia ferropriva pode ser diagnosticada através de uma correlação entre valores de laboratório medindo estoque de ferro e níveis de hemoglobina que podem ser detectado através do Hemograma.






















1 REFERENCIAL TEÓRICO


1.1 Anemia FerroprivaSegundo Smeltzer e Bare (2002) a anemia ferropriva ocorre quando a ingesta de ferro na dieta é inadequada para a síntese de hemoglobina. É o tipo mais comum de anemia. Mais de 500 milhões de pessoas são afetadas, sobretudo em países subdesenvolvidos, onde o estoque de ferro inadequado pode resultar de uma ingesta pobre de ferro e perda sanguínea.
Assim, esta anemia se caracteriza peladiminuição ou ausência das reservas de ferro, baixa concentração férrica no soro, pouca concentração de hemoglobina e redução do hematócrito. Anemia Ferropriva tem sua origem em um contexto mais amplo, um problema de saúde pública, no qual seu acontecimento está determinado não só pelos fatores biológicos, como também pelas condições socioeconômicas e culturais vigentes.


1.1.1 FisiopatologiaSegundo Wong (1999) a Anemia Ferropriva pode ser causada por diversos fatores que diminuem em zero o suprimento de ferro, reduzem a absorção, aumentam as necessidades de ferro do organismo ou afetam a síntese de hemoglobina. Mesmo que as manifestações clínicas e a avaliação diagnosticada sejam muito semelhantes, independentemente da etiologia, as considerações terapêuticas e de enfermagem...
tracking img