Andreia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


Faculdade de Economia e Gestão

Gestão Portuária, 3ᵒ ano, Turma: A

Gestão de Equipamentos e Infra-estruturas Portuárias


Tema: Questionário, sobre conceitos básicos.


Discente: Eunice Carla Inácio



Docente: Dr. Ilídio Pondeca

Beira aos 09 de Marco de 2015
1̵Equipamentos portuários
São conjuntos de instalações de superstrutura, utilizadas para movimentar cargas entre modais de transportecom características tecnológicas e capacidade de carga geralmente diferentes.
Os equipamentos são divididos conforme suas características e funções:
Equipamentos para manutenção de carga vertical: Spreader, sugadoras, guindaste pórtico, guindastes.
Equipamentos para manutenção de carga Horizontal: esteiras, tapetes rolantes, veículos rodoviários, empilhadeira o tipo reachstacker, atrelados,transteiner,stradlle carrier.
Tipos de Equipamentos portuários
Equipamentos de Pátio (Yard equipment)
Empilhadeira de pequeno porte (forklifttruck)
Empilhadeira de grande porte (reachstacker)
Guindaste de pórtico montado sobre pneus
Transteiner sobre pneus
Equipamentos de Transferência (Quay transfer equipment)
Tractor para movimentação de contentores

Equipamentos de costado (Shore equipment)
Gantrycrane crane/transteiner sobre trilhas
Guindaste portico movel sobre pneus
Carregadores de navios



.Existem muitos equipamentos disponíveis para a execução de tarefas de organização de grandes pátios ou armazéns e movimentação de navios. Podem ser máquinas de pequeno, médio ou grande porte, utilizadas nas interfaces de movimentação entre modais ou na armazenagem de cargas em pátios, depósitosou armazéns nos diversos terminais especializados nas áreas do Porto Organizado. Nas áreas denominadas de retaguarda, onde são realizadas operações de armazenagem, remoção e entrega de contêineres nos grandes pátios, são empregados maquinarios de grande porte que efectuam as actividades de acordo com o tamanho das instalações do terminal ou capacidade produtiva. Podem ser espalhadeiras de grandeporte, guindastes pórticos sobre trilhos ou sobre pneus.
Nas operações dos navios, são utilizados grandes guindastes nas movimentações de embarque ou descarga de mercadorias.














2̵ A infraestrutura portuária
É composta por um conjunto de obras marítimas, terrestres, edifícios e equipamentos que por mais funcional que seja só conseguirá desempenhar a sua função intermodal se os acessosmarítimos e terrestres forem funcionais para garantir a fluidez do ciclo físico dos navios e cargas no porto. Em termos físicos, o porto é uma infra-estrutura que interliga o lado mar do lado terra e a sua área é delineada por um limite marítimo e um limite terrestre, sendo fundamental.
Incluem-se nesta categoria os trabalhos de construção, ampliação e reabilitação de um porto, entendido como umtodo, ou das infra-estruturas que o constituem, designadamente: molhes, cais, rampas, docas, terraplenos, etc.

Os Portos e Infraestruturas Portuárias são igualmente uma das áreas de excelência da empresa. Desde a sua génese, a empresa esteve sempre envolvida nesta atividade, primeiro como fornecedora de matérias-primas, depois como subcontratante e finalmente como empreiteiro geral em obras deconstrução, expansão e reabilitação de importantes portos comerciais, industriais, militares e pesqueiros do país e do estrangeiro. Incluem-se nesta categoria os trabalhos de construção, ampliação e reabilitação de um porto, entendido como um todo, ou das infraestruturas que o constituem, designadamente: molhes, cais, rampas, docas, terraplenos, etc.







3̵Manutençãodo equipamentos portuários
Amanutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um equipamento ou instalação em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida. Podendo incluir uma modificação de um item ou equipamento, ou seja é o conjunto de ações necessárias para que um item seja conservado ou restaurado de modo a poder permanecer...
tracking img