Andebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Andebol

Índice

Introdução 4
Inicio e Evolução do Andebol 5
História 5
Jogos Olímpicos 5
Curiosidades 6
Algumas associações 6
Apresentação 7
O objectivo 7
O Terreno 7
O número de jogadores 7
A duração do jogo 8
O número de árbitros 8
Regras 9
Terreno 9
Tempo do jogo 9
Golo 9
Manejo da bola 10
Bola 10
Substituições 10
Gestos técnicos 11
Domínio de bola11
Posição básica 11
Passe de ombro 12
Passe picado 12
Recepção 13
Drible 14
Remate em apoio 14
Remate em suspensão 15
Finta 15
Desmarcação (ataque) 16
Marcação (defesa) 16
Posições dos jogadores 17
Armador 17
Meia 17
Pontas 17
Pivô 17
Goleiro 17
Conclusão 18
Bibliografia 19

Introdução

Com este trabalho, pretendemos encontrar toda a informação necessáriapara a prática da modalidade de andebol, como por exemplo, sabermos quais as regras, os gestos técnicos que cada elemento deve praticar e quais as posições apropriadas dos jogadores. Contudo, também procuramos saber um pouco mais sobre andebol, por quem foi criado, quais os avanços, as alterações e também as associações criadas em Portugal.




Inicio e Evolução do Andebol

História
Oandebol foi criado por pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. Em Portugal foi introduzido desportista alemão Armando Tshopp no fim de 1929 e começou a ser jogado andebol de onze no Porto.
Em Janeiro de 1931 foi a primeira apresentação oficial de um jogo desta modalidade e nesse mesmo ano foi criada a Associação de Andebol de Lisboa e, logo no ano seguinte, a Associação de Andebol do Porto.

OAndebol de sete só foi introduzido em Portugal em 1949, por Henrique Feist, sendo o primeiro torneio oficial no Verão desse mesmo ano.

Jogos Olímpicos
A primeira vez que o andebol (de 11 jogadores) foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 5 jogadores) e em 1976 o andebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.Curiosidades
- No andebol um jogador direito prefere jogar pela esquerda, e um jogador esquerdino prefere actuar pela direita. Esta preferência deve-se ao facto do braço de lançamento ficar no lado de dentro da baliza, e por isso com maior ângulo para o remate à baliza.
- As bolas de andebol aparecem sempre sujas porque os atletas utilizam resina nas mãos para ter um contacto mais firme com abola.
- A crescente popularidade do andebol de sete levou à gradual extinção do andebol de onze, que desde há alguns anos deixou completamente de se praticar.

Algumas associações
- Associação de Andebol Algarve
- Associação de Andebol Coimbra
- Associação De Andebol Ilha S. Miguel
- Associação de andebol Lisboa
- Associação de andebol Porto
- Associação de andebol Santarém
- DREN
-Federação Andebol de Portugal
Apresentação
O objectivo
Introduzir a bola na baliza do adversário e evitar que esta entre na nossa.
O Terreno
O número de jogadores
Uma equipa é constituída até ao máximo de 14 jogadores, mas apenas 7 podem estar presentes em jogo.

A duração do jogo
Um jogo normal, de equipas de idades superiores a 16 anos, tem duas partes de 30 minutos cada. Para equipascom idades entre os 12 e os 16 anos o jogo é duas partes de 25 minutos cada, com idades entre os 8 e os 12 anos cada parte é de 20.
Em qualquer jogo de idades diferentes o intervalo é normalmente de 10 minutos.

O número de árbitros
Há dois árbitros, um central e um de baliza. Ambos têm os mesmos direitos.

Regras
Terreno
Normalmente é feita de madeira com 40 metros de comprimento e 20metros de largura, consistindo em duas áreas de baliza e numa área de jogo. Deverá haver uma zona de segurança com uma largura de 1 metro na zona das linhas laterais e de 2 metros nas zonas das balizas.
A baliza deverá ter 3 metros de comprimento e 2 metros de altura. Tem de estar presas ao solo ou á parede e a rede deve estar bem segura de modo a não sair quando for feito um lançamento.

Tempo...
tracking img