Andebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Pag1 – Índice

Pag2 – Introdução

Pag3 – Historia e Identificação da modalidade

Pag4 - Objectivo

Pag5 – Regras da modalidade

Pag6 – Fundamentos técnicos e tácticos

Pag7 - Fundamentos técnicos e tácticos

Pag8 - Conclusão

Pag9 - Bibliografia





Introdução



Como o próprio nome indica, o andebol é um jogo praticado com as mãos.

Assemelha-se aobasquetebol em relação a movimentação de campo (passe, recepção e remate).

O objectivo do jogo é inserir a bola dentro da baliza adversária marcando assim mais golos.

O trabalho esta devidamente dividido por tópicos que podem ser visualizados no índice para assim facilitar a visualização deste.





História e Identificação da Modalidade

O andebol era um jogo muito divulgado naAlemanha, no século XIX.

Em 1920, Schellenz, professor da Escola Normal Superior de Educação Física de Berlim, iniciou a prática do andebol de 11, mas praticado num campo de futebol e inspirado nas suas regras, com a excepção que era jogado com as mãos. Nos países mais frios, por razões climáticas, este desporto era praticado no recinto coberto e com apenas 7 jogadores.

Após a Segunda GuerraMundial, o andebol praticado com 11 elementos entro em decadência, enquanto que o andebol praticado com 7 elementos estava cada vez mais expandido.

O andebol masculino passou a fazer parte das modalidades olímpicas em 1972 e o feminino em 1976. É hoje um dos desportos colectivos mais populares a nível mundial.











Objectivo

Mais uma vez comparando ao futebol, o andebol temcomo objectivo marcar o maior número de golos, diferenciando-se no tempo de jogo em relação ao futebol, pois este e composto por 2 períodos de 30 minutos, separados entre si por um intervalo de 10 minutos.

A equipa que ao fim dos dois períodos de jogo obtiver mais números marcados na baliza adversaria ganha, eventualmente, o jogo.

Ao guarda-redes que se encontra colocado dentro da área debaliza, onde nenhum outro jogador pode entrar, é permitido usar qualquer parte do corpo para defender a entrada da bola.







Regras da Modalidade



A equipa de andebol é formada por 7 jogadores de campo (duas pontas, dois laterais, um central, um pivot e um guarda-redes) e tendo um máximo de 7 suplentes.

A duração dos jogos depende do escalão. No escalão dos 12 aos16 anoso jogo dura 50min, duas partes de 25min e um intervalo e 15min; no escalão de “+16” o jogo dura 60min, duas partes de 30min e um intervalo de 15min.
O terreno de jogo tem uma forma rectangular e é compreendido entre duas linhas laterais de 40 m e duas linhas de baliza de 20m.
O sistema de pontuação diz que só é golo quando a bola passa totalmente a linha de baliza.
A bola éconsiderada fora quando ultrapassa totalmente as linhas laterais ou as linhas de baliza.
A bola é reposta em jogo através de: lançamento pela linha lateral, colocando um dos pés sobre a linha lateral onde a bola saiu e o outro fora do terreno; lançamento de canto, ocorre quando a bola sai pela linha de baliza tendo sido o ultimo jogador a tocar um defesa (excepto o guarda-redes) e é realizado com umpé sobre a marcação de canto; lançamento de baliza, quando a bola sai pela linha de baliza tendo sido o último jogador a tocar um atacante ou o guarda-redes, a bola é passada pelo guarda-redes em qualquer parte da sua área.
Não há limite de substituições por jogo.
As acções consideradas faltas resultam num lançamento livre. Os jogadores defensores têm de estar no mínimo a 3m do local damarcação. Se a falta ocorrer entre a linha de 6m e 9m, a falta é marcada de igual maneira mas sobre a linha de 9m. é possível marcar as faltas directamente para a baliza. Quando um jogador sofre falta em situação manifesta de golo ou um defesa viola a área do guarda-redes é marcado um livre de 7m. Este marca-se na marca de 7m directamente para a baliza.
A bola só pode ser jogada com as...
tracking img