Andebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Francisco Franco
Ano letivo: 2011/2012
Disciplina: Educação Física


ANDEBOL

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

ORIGEM
O andebol, ao contrário da maioria dos desportos colectivo, é uma modalidade recente. Esta modalidade foi criada pelo alemão Karl Schellenz – embora se baseasse em jogos semelhantes ao andebol atual (exemplos: jogo criado pelo professor Konrad Kosh no final doséculo XIX; hazena, jogo que apareceu em 1905 na Checoslováquia; jogo do balón, criado por Alberto Valetta, observado por Karl Schellenz em 1911 numa visita ao Uruguai). Com a colaboração do professor Maximilian Heiser, que tinha observado na Dinamarca uma actividade chamada handball danish que era utilizada como complemento técnico dos ginastas, decidiu criar um jogo chamado handball (andebol).Em Portugal, esta modalidade foi introduzida em 1929 numa versão 11x11, por Armando Tshopp.

CARATERISTICAS

* CAMPO
O recinto oficial de jogo (dimensão: 40 metros de comprimento por 20 metros de largura) é rectangular delimitado por duas linhas laterais e duas linhas de baliza. Sobre cada uma destas últimas, ao centro, está colocado uma baliza(3 metros de largura por 2 metros de altura).* EQUIPA
A equipa é constituída, no máximo por 14 jogadores sendo, 7 efectivos ( 6 em campo e 1 guarda-redes) e 7 suplentes.
* BOLA
A bola de Andebol varia no perímetro e no peso consoante os escalões com que é jogada. O seu perímetro e peso variam entre os 50 e 60cm e 325 a 475g.
A bola só pode ser jogada com as mãos ou outra parte do corpo acima dos joelhos.

REGULAMENTO BÁSICO* COMEÇO DO JOGO
Após o sorteio do árbitro entre os dois capitães de equipa de forma a decidir a posse de bola ou escolha de campo, o jogo começa com um lançamento de saída, no centro do campo. O árbitro apita para iniciar o jogo. Os jogadores defesas devem estar a um mínimo de 3 metros do portador da bola, no seu meio campo.
* DURAÇÃO E INTERRUPÇÕES
A duração dos jogos varia de acordocom o escalão etário. Em escalões superiores a 16 anos o jogo tem a duração de 60 minutos (2x30, com intervalo máximo de 10 minutos). No escalão correspondente aos 8-12 anos o jogo tem a duração de 40 minutos (2x20) e, no escalão correspondente aos 12-16 anos o jogo tem a duração de 50 minutos (2x25).
* GOLO
É golo quando a bola ultrapassa a linha de baliza (entre os postes e por baixo dabarra), numa jogada regulamentar. O árbitro assinala o golo com 2 apitos consecutivos. O jogo recomeça com um lançamento de saída.
* REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO
Lançamento pela linha lateral – quando a bola sai pela linha lateral a reposição é feita no local onde a bola saiu. O jogador, ao efetuar o lançamento, tem de colocar um dos pés na linha lateral.
Lançamento de canto – quando a bola sai pelalinha de saída de baliza tendo sido tocada pela última vez por um defensor. O jogador, ao efetuar o lançamento, tem de colocar um dos pés no canto do lado da linha lateral mais próximo por onde a bola saiu.
Lançamento de baliza – quando a bola sai pela linha de saída de baliza tendo sido tocada pela última vez por um atacante. A bola só pode ser reposta em jogo pelo guarda-redes.
*SUBSTITUIÇÕES
Não há limite para o número de substituições num jogo. Não é necessária autorização prévia do árbitro podendo acontecer com o decorrer do jogo. O jogador suplente só pode entrar em jogo após a saída do jogador que está a ser substituído.
* LIMITAÇÕES
* Jogo passivo, ou seja, manter a posse de bola sem haver intenção de rematar ou qualquer ação de ataque.
* O guarda-redes nãopode jogar novamente a bola se esta não tiver sido tocada por qualquer outro jogador, após a execução do lançamento de baliza.
* A bola não pode tocar abaixo dos joelhos
* O jogador não pode lançar-se sobre a bola que se encontra a rolar ou parada no solo.

* CONTACTO COM A BOLA
A bola é jogada com as mãos com a ajuda de qualquer parte do corpo acima dos joelhos. Não é permitido...
tracking img