Andebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| | |

Índice
Introdução 2
Origem histórica 3
Regras 4
Campo 4
Equipa de arbitragem 4
Atitude disciplinar 4
Início do jogo 5
Lançamento livre 5
O guarda-redes 6
Lançamento de baliza 7
Lançamento de reposição em jogo 7
Andebol de cinco (pouco utilizado) 7
Fundamentos técnicos 8
Recepção da bola 8
Passe 9
Drible 9
Remate 10
Fundamentos tácticos 11Movimentação ofensiva 11
Contra-ataque 11
Contra-ataque apoiado 12
Organização e finalização 12
Movimentação defensiva 13
1. Recuar para o seu meio campo, procurando: 13
2. Fazer a marcação individual 13
3. Organizar a defesa 13
4. O guarda-redes na acção defensiva 14
Bibliografia 17

Introdução

O andebol de sete é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cadauma delas com sete jogadores em campo (um guarda-redes) mais cinco suplentes.
O objectivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária e impedir que esta marque golo, respeitando as regras do jogo.
Uma equipa vence o encontro (jogo) quando consegue marcar mais golos que a equipa adversária, após o final do período regulamentar. Também se pode verificar uma igualdade (empate),quando o número de golos obtidos por ambas as equipas é igual no final.
A duração do jogo é de 60 minutos; divididos em duas partes iguais de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos. Cada uma equipa tem direito a um desconto de tempo de 1min em cada parte do jogo. Quando uma equipa pede um desconto de tempo, oficial da equipa coloca um cartão mesa, em frente ao cronometrista, para que sejaefectuado um desconto de tempo, quando equipa tiver posse da bola ou durante uma interrupção do jogo.
Os suplentes podem entrar em jogo a qualquer momento e repetidamente, pela zona de substituição, sem aviso prévio do árbitro, desde que o jogador substituído tenha abandonado o campo pela mesma zona. Se não o fizer, a equipa pode ser penalizada com uma falta ou um livre de 7m.
O trabalho estadevidamente dividido por tópicos que podem ser visualizados no índice para assim facilitar a visualização deste.

Origem histórica

As origens do andebol, bem como a época em que começou a ser praticado, não são conhecidas em rigor. Podemos considerar que o andebol, na variante de onze, é de origem alemã.
Em 1919, Kall Schellenz e Maximilian Heiser, resolveram criar um tipo de jogo que deveriaser praticado dentro de um campo delimitado. Este jogo viria a chamar-se handball. A 4 de agosto de 1929 é criada a Federation Internationale de Handball Amateur. A popularidade deste jogo foi tal que a sua inclusão na Olimpíadas de Berlim (1936) atraiu espectadores e atletas de todos os países presentes nos jogos.
Em Portugal, surgiu pela primeira vez no Porto, em 1929, pela mão do alemãoArmando Tshopp. No entanto, nessa altura já havia um jogo muito semelhante ao andebol, chamado “malheiral” criado pelo professor de Educação Física Porfírico Malheiro. Em 1931 e em 1932, foram criadas as Associações de Andebol de Lisboa e do Poro, respectivamente. A Federação Portuguesa de Andebol foi criada em 1939. O campeonato nacional de andebol de onze foi disputado até 1974.
O Andebol de setenão é de facto uma invenção exclusiva dos alemães; no entanto, a acção de Schellenz e Heiser foi decisiva quer para sua concepção e regulamentação, quer para o seu desenvolvimento. Em 1954, é realizado o primeiro Campeonato do Mundo de Andebol de Sete. Em 1972, foi integrado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1976, o andebol feminino surgiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicosde Montreal.
Em Portugal o primeiro torneio de andebol de set realizou-se em 1949, em Cascais, organizado pelo alemão Henrique Feist e com a colaboração do grupo “os Treze”. A partir de 1951, a Federação Portuguesa de Andebol dá início ao campeonato nacional de andebol de sete. Na época de 2002-2003, é criada a liga Portuguesa de Andebol, para organizar o campeonato nacional de andebol de sete...
tracking img