Resenha "o autor e o autordrasto"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FREIRE, Sérgio. O Autor e o autordrasto. Disponível em http://blogsergiofreire.wordpress.com/2009/11/09/um-texto-antigo-para-recordar-23/
O texto em questão traz como conteúdo o conceito de autor,como a autoria vai influenciar em um contexto social e de que forma a sociedade influencia de volta a própria autoria. Cita os avanços tecnológicos, como a Internet, e como esses avanços facilitaram acópia sem a devida referência bibliográfica, levando à apropriação de um texto de uma pessoa pela parte de outra (é neste momento que surge o termo autordrasto). Questiona também o porquê dessaapropriação indevida e quais as suas conseqüências.
É um texto de conteúdo simples, retirado do próprio blog (página pessoal) do autor.
O autor logo inicia o texto citando a questão da autoria e como oconceito real de autor surgiu, já que, antigamente, os textos eram distribuídos de forma coletiva, sem legitimação.
Segundo o texto, para que um autor tenha a real autoria de seu texto, precisa ocorrero processo criativo, a divulgação, a circulação para que um público alvo seja atingido e dê o seu próprio sentido ao que acabou de ler. É necessária a exposição, se não, o texto não está sendorealmente textualizado. A autoria precisa repercutir na sociedade, fazendo com que a sociedade repercuta de volta.
Com os avanços da tecnologia, o advento da Internet e com ele o aparecimento de umafacilidade enorme de um público chegar a qualquer tipo de texto publicado, o autor questiona se o conceito de autoria não deveria ser redefinido. Surge a cópia, e com um simples clicar de botão você tem oseu texto pronto em segundos. Com a cópia, vem a circulação incorreta do texto, muitas vezes com seu conteúdo alterado, sem título e sem o nome do autor (às vezes até divulgado com o nome da pessoa quecopiou o texto como autora – o autordrasto).
O autordrasto, de acordo com o texto, se torna o que é segundo algumas teorias que o autor põe em pauta. A primeira é a de que ele não vê nada de...
tracking img