Anatomia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALTERAÇÕES DA ESTRUTURA CORPAL, INFLUENCIADOS PELAS EMOÇÕES.
Jéssica Tereza Sousa Santos

As estruturas anatômicas do nosso corpo são resultados de uma intensa interação entre nossa forma genética e os sentimentos que desenvolvemos ao longo de nossas vidas. Temos que compreender que não existe nenhuma estrutura ideal para o corpo humano, cada ser tem sua própria forma e maneira de agir einteragir com o meio interno e externo.
Para a obtenção de uma boa saúde e melhora da qualidade de vida, deve-se existir uma interação entre corpo e mente. O corpo prepara respostas, homeostases, às emoções vividas. Esses processos são gerados pelo Sistema Nervoso Autônomo, ou melhor, Sistema Nervoso Simpático, que estimulam ações que permitem ao organismo,responder essas situações. Ocorre que quando as glândulas supra-renais, que se localizam acima dos rins, liberam adrenalina, que a manda para o hipotálamo, que está situado abaixo do tálamo, na porção mais inferior do diencéfalo, forma o soalho e parte das paredes laterais do terceiro ventrículo, atuando como um centro nervoso autônomo, acelerando ou freando diversas funções, por sua vez, é mandadoessas informações para o sistema límbico, que as direcionam para regiões especificas. O comportamento, experiências e fisiologia não irão sempre, nos fornecem dados coerentes entre si.
“O hipotálamo é uma estrutura vital na manutenção da homeostasia global do corpo (...). Um número de núcleos no interior do hipotálamo está associado com respostas emocionais especificas, incluindo raiva, medo, dor eprazer.” (GRAAFF, 2003, p. 372)
B. S. do sexo feminino, tem 31 anos, pesa 50 Kg e tem 1,58 m de altura, é estudante de Curso de Enfermagem da Faculdade AGES, e professora do Estado. Vive num estado emocional alternado, mas nada a ponto de haver uma grande mudança corporal e emocional, nem uma possível depressão decorrente de um longo período de estresse. Tem com grande trauma da sua vida a mortese seus pais, quando tinha apenas 15 dias de vida, ela então cresceu com seus avôs e tias. Mostra-se uma pessoa bastante centrada, mas com o vazio e insegurança de ter crescido sem pais.
Com base na leitura do livro Anatomia Emocional (KELEMAN, 1992), é possível observar que B. S. tem uma estrutura corporal que se enquadra na postura rígida, pois mesmo tendo sido criada numa ótima família,sempre teve a sensação de estar vivendo sozinha, por ser órfã, e que sempre precisaria lutar e batalhar pelo que precisava ou queria. Sua postura rígida puxada para trás evidencia a alternância de sentimentos e emoções de B. S., uma pessoa que está sempre pronta para enfrentar novos desafios e batalhas, mas que dentro dela ainda permanece toda insegurança de quem cresceu sozinha e anseia porcompanhia, o medo e a cautela.
“A postura ereta rígida puxada para trás (...) as curvas lombar e cervical se ampliam, os músculos encurtam. A postura puxa para trás, mas está pronta para ir pra frente, mais ou menos como uma flecha num arco retesado, em prontidão para o ataque. O indivíduo também pode puxar para trás por medo.” (KELEMAN, 1992, p. 123)
B. S. é uma mulher bastante controlada e feliz, que,no entanto alterna suas emoções para a tristeza ou estresse, mas estas não se mantêm, voltando para um estado homeostático de estimulo equilibrado. Segundo KELEMAN (1992), a expressão emocional é afetada pela perpetuação de um padrão de estresse, ou seja, as emoções são respostas comportamentais que expressam os sentimentos, elas são geradas pela pulsação.
No dia em que recebeu a noticia damorte de seu avô dia 02 de setembro, B. S. entrou em choque, e por dias, converteu toda a sua tristeza em estresse. Quando nosso organismo está sobre a pressão ele começa a realizar um esforço para se adaptar e reagir a “ameaça”, essa tentativa de reagir é a que provoca esse sentimento de estresse. Essa fase de estresse pode apresentar variados sintomas em nosso corpo, que varia de acordo com a...
tracking img