Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O crack invadiu as manchetes dos jornais e as casas dos brasileiros por conta de uma ação policial na região central de São Paulo, mas há quem defenda medidas menos autoritárias e mais focadas emsaúde pública para enfrentar o problema do vício.
Conhecido por ser uma droga de efeito rápido e intenso, o crack surgiu em meados dos anos 1980 e foi encontrado pela primeira vez no Brasil em 1989,quando foi feita a primeira apreensão da droga por policiais. Ganhou popularidade inicialmente entre as classes mais pobres, por conta de seu baixo custo, mas se espalhou por todos os níveis sociais ehoje é considerado por muitos uma epidemia mundial. No Brasil, o consumo da droga cresce a olhos vistos. Não existem ainda dados concretos do número de usuários, mas o crack já é a segunda maior causa deprocura por atendimento nos centros especializados em abuso de álcool e drogas do Sistema Único de Saúde (SUS) e, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), está presente em98% das cidades.

Para intensificar o combate a este quadro, o governo federal lançou em dezembro um plano de enfrentamento ao crack, que contempla investimento de R$ 4 bilhões em ações que estãoestruturadas em três eixos – cuidado, prevenção e autoridade –, e serão desenvolvidas de forma integrada com Estados e municípios. Entre estas ações está a criação de 308 consultórios de rua, commédicos psicólogos e enfermeiros, que farão o busca ativa por dependentes e avaliarão em seu atendimento se o usuário oferece risco à própria vida e precisa ser internado contra a sua vontade. Prevista nalei desde 2001, a internação involuntária, além de necessitar da aprovação de um médico, deve ser informada dentro de 72 horas ao Ministério Público do Estado e é diferente da compulsória, que dependede determinação da Justiça. Porém, esta medida, que é defendida pelo Ministério da Saúde como uma ação de proteção e resguardo à vida, tem sido bastante criticada por especialistas no tema.

Para...
tracking img