Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SINOPSE

O livro mostra uma profunda reflexão sobre as conexões entre a anatomia e os sentimentos, a forma e as emoções. O autor é pioneiro no estudo do corpo e a sua relação com os aspectos emocionais, psicológicos, sexuais e imaginativos de experiência humana. Um dos principais representantes da linha neo-reichiana nos EUA.

RESUMO

No primeiro Capítulo fala da criação, ou seja, do iniciode como tudo surgiu, assim como acontece com o ser humano que começa a vida desde seu estado fetal até a vida adulta. O organismo aparece como uma cadeia que interliga os fatos isolados da vida diferenciados em forma específicas da sua existência. Ele também é um espaço com uma estrutura que possui de fato, uma série de tubos e camadas que dá uma noção do funcionamento do corpo, com suassensações interiores e sua sensibilidade geral.
Nos primeiros estágios embrionários, as células, ainda não são separadas por camadas, estão todas diretamente ligadas. As células “telegrafam” sua condição, de modo direto e rápido, por meio dos padrões pulsáteis e do meio liquido em que vivem. Com os estágios embrionários da célula faz com que desenvolvam seus órgãos e o resto dos sistemas do ser humano,todo o organismo sofre as mudanças progressivas durante sua vida, mesmo que marca o término de uma fase e o início de outra, assim não representa o fim do processo do desenvolvimento humano, portanto todo o organismo é um conjunto de tubos peristálticos, pulsando em diferentes intensidades e amplitudes, também a vida animal é móvel, ou seja, a passagem da motilidade ao movimento esta vinculada aemoção e comportamento, tendo uma base emocional, enquanto o movimento envolve o domínio de padrões involuntários.
“A conexão interna de todas as camadas da origem a consciência dos tecidos, a soma das sensações em todos os níveis de células, constituindo um padrão de trilhões de superfície e ambientes internos. Isso da origem a autoconsciência individual.” (p.25).
No capitulo dois trata do projetodo corpo humano, ou seja, depois da fase fetal o corpo se forma e se divide em várias camadas com suas respectivas funções, assim os tubos se inter-relacionam para formar bombas as quais impulsionam os materiais da vida e mantêm a motilidade da existência. As camadas que mantém o corpo em funcionamento são o neural, muscular e orgânico no qual eles nos informam (neural), nos movem (muscular) e nosconectam como um sistema, no caso o organismo (orgânico), mas também possui uma camada que passa um fluxo invisível que são os hormônios que ficam responsáveis pela função do nosso crescimento, reprodução e transmissão de substâncias. Percebe-se que essas camadas começam a ter importância no sistema nervoso central, à medida que o sistema neural pulsa, ocorre o fenômeno subjetivo de correntes ouvibrações, gerando uma autoexperiência sensorial, e o sentimento mais profundo de integridade neural, ou seja, é quando começa a desenvolver a base de todo um processo para entender o saber emocional do corpo, para fácil entendimento podemos citar o exemplo da tristeza que faz o cérebro encolher, enquanto a irritação afeta e intensifica seus ritmos, já no ato sexual o cérebro intensifica suaamplitude enquanto o hiperestimulo acelera e abrevia entre o período dos batimentos cardíacos.
“Sentimentos e emoções, hormônios, corpos e consciência, todos mudam de forma e falam muitas línguas.” (p.71).
Ingressando no capitulo três discuti-se sobre as agressões à forma que o corpo sofre com seu desenvolvimento em relação à postura ereta, no qual é decorrente de uma organização genética pelaexperiência humana baseado na sua vitalidade. Esta ereta não é necessariamente está em pé. É um evento emocional e social, uma organização interna de tubos e camadas, bolsas e diafragmas em uma sinfonia de excitação. A transformação de uma criança em um adulto pode sofrer possíveis agressões do meio externo, por exemplo, eventos não familiares como a escuridão ou até animais estranhos podem causar...
tracking img