Sistema limbico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA LÍMBICO E SUAS RELAÇÕES COM O COMPORTAMENTO. ASPECTOS CLÍNICOS E PATOLÓGICOS OU FISIOLÓGICOS.

*Acadêmica: Marcia Henrique Medeiros
Professor Me Marcio Sampaio de Marins

Resumo
Neste artigo irei enfatizar a importância do sistema límbico para mobilização do nosso potencial interior. O sistema límbico é o centro da busca pelo prazer e pelo afastamento da dor. O sistema límbico reageaquilo que é real e imaginário. Ele responde aos estímulos, independente de ser verdadeiro ou imaginário. Também encontraremos nesse artigo um pouco das funções do hipotálamo, hipocampo, amígdala, tálamo e giro do cíngulo, com suas relações ao sistema límbico e suas funções.

Palavras-chave : sistema límbico, hipotálamo, hipocampo, amígdala, tálamo, giro do cíngulo.

Introdução
O cérebro,esse órgão fantástico e misterioso, é matricial nesse processo do aprender. Suas regiões, lobos, sulcos, reentrâncias tem sua função e real importância num trabalho em conjunto, onde cada um precisa e interage com o outro. Conhecer o papel do hipocampo na consolidação de nossas memórias, a importância do sistema límbico, responsável pelas nossas emoções, desvendar os mistérios que envolvem a regiãofrontal, sede da cognição, linguagem e escrita, poder entender os mecanismos atencionais e comportamentais.Os componentes mais importantes do sistema límbico, alem da amígdala, dos corpos mamilares e do hipotálamo, temos também os corpos mamilares e o hipotálamo que constitui uma estrutura importante nos mecanismos da memória.

-------------------------------------------------

*Acadêmica docurso de Psicologia da Faculdade Unicampo de Campo Mourão-PR
1-Sistema Límbico

  " Em 1937, James Papez propôs uma teoria do circuito de cérebro e da emoção, sugerindo que respostas emocionais envolvem uma rede de regiões cerebrais, incluindo o hipotálamo, tálamo anterior, giro do cíngulo e hipocampo."( Gazzaniga,apud Ivry, Mangun, 2006 p.563).
Papez acreditava que a experiência da emoção eraprimariamente determinada pelo cortex cingulado, e secundariamente por outras áreas corticais. Pensava-se que expressão emocional era governada pelo hipotálamo. O giro cingulado se projeta ao hipocampo, e o hipocampo se projeta ao hipotálamo pelo caminho do feixe de axônios chamado fórnix. Impulsos hipotalâmicos alcançam o córtex via relé no núcleo talâmico anterior. (Amaral, 20??, & Oliveira,200?)

O circuito de Papez foi a resposta à pergunta de como os centros corticais comunicam-se com o hipotálamo. De acordo com este esquema, as influências corticais são enviadas para o hipotálamo através de projeções do giro do cíngulo para a formação hipocampal. O hipocampo processa a informação que chega e a projeta via fórnix para os corpos mamilares do hipotálamo. O hipotálamo, por suavez, fornece informações ao tálamo através do fascículo mamilo-talâmico e daí ao giro do cíngulo. Deste, vai para o giro para-hipocampal e daí para o hipocampo, fechando o circuito.(Retirada do site www.medstudents.com.br/content/resumos/AnatomiaLmbico.doc as 01:19 do dia 19/11/2011 da Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Ciências Biológicas – CCBI Departamento de Morfologia Setor:Anatomia)

Mais recentemente, Paul MacLean, aceitando, em sua essência, a proposta de Papez, criou a denominação sistema límbico e acrescentou novas estruturas ao sistema: as córtices órbitofrontal e médiofrontal (área pré-frontal), o giro parahipocampal, e importantes grupamentos subcorticais : amigdala, núcleo mediano do tálamo, área septal, núcleos basais do prosencéfalo (região maisanterior do cérebro), e formações do tronco cerebral . (Amaral, 20??, & Oliveira ,200?)

A palavra Límbico significa Borda, originalmente o termo límbico era usado para descrever as estruturas da borda ao redor das regiões basais do prosencéfalo. O termo sistema límbico significa todo o circuito neuronal que controla o comportamento emocional e as forças motivacionais. (GUYTON, 2006).
O sistema...
tracking img