Anatomia do pulmao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANATOMIA DOS PULMÕES

Os pulmões são dois órgãos de forma piramidal, de consistência esponjosa medindo mais ou menos 25 cm de comprimento, revestidos externamente por uma membranadenominada pleura. Sendo que os pulmões apresentam características morfológicas diferentes.
O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura obliqua que separa loboinferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio. 
Já o pulmão esquerdo é dividido em um lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua.Anteriormente e inferiormente o lobo superior do pulmão esquerdo apresenta uma estrutura que representa resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio, a língula do pulmão. 
A funçãoprincipal do pulmão é realizar a hematose, onde ocorrem as trocas gasosas entre o meio ambiente e o corpo, no qual tanto o oxigênio como o dióxido de carbono atravessam a barreira sangue - ar. Os pulmõestambém participam da regulação da temperatura corporal.
Os pulmões também são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os brônquios são constituídos de anéisincompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas. Sendo que o brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Os brônquiosdividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquíolos.
As paredes dos bronquíolos são formadas por músculo liso e não possuem cartilagem. Os bronquíolos também continuam a seramificar, e dão origem a minúsculos túbulos denominados ductos alveolares. Estes ductos terminam em estruturas microscópicas com forma de uva chamados alvéolos. 
Os alvéolos são minúsculos sáculos de arque constituem o final das vias respiratórias. Um capilar pulmonar envolve cada alvéolo. A função dos alvéolos é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar....
tracking img