Teoria celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
unidade básica da vida

Na hierarquia de organização da vida, a célula ocupa um lugar particular, pois constitui a mais pequena unidade estrutural e funcional em que as propriedades da vida se manifestam.

Primórdios do estudo da célula
O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida. As dimensões das células, geralmente muitoreduzidas, fizeram com que permanecessem desconhecidas até meados do sé. XVII, altura em que foram observadas pela primeira vez graças à invenção do microscópio.

1590

1665
O termo «célula» foi utilizado pela primeira vez

Acredita-se que o microscópio composto tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu fiIho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos.

Células (pequenascelas à imagem das celas que ocupavam os monges ou prisioneiros).

O termo «célula» foi utilizado pela primeira vez em 1667 pelo naturalista inglês Robert Hooke. Numa comunicação à Real Society de Londres, Hooke utilizou este termo para designar as câmaras ou alvéolos que observou ao estudar finas lâminas de cortiça, com um microscópio construído por ele. Segundo Hooke “a cortiça perfurada eporosa, assemelhando-se a um favo de mel (…); esses poros, ou células não eram muito profundos e assemelhavam-se a pequenas caixas…”. Da célula Hooke apenas viu apenas as paredes celulares rígidas, sem antever a sua natureza real e a sua individualidade. Hooke não compreendeu o verdadeiro significado das células (unidade elementar dos seres vivos) mas apenas se apercebeu da estrutura do esqueleto,pelo que utilizou estas observações para explicar a leveza, capacidade de compressão e impermeabilidade da cortiça, ou seja, fez uma interpretação física das suas observações. A ideia de célula nasce sem que Hooke a tenha associado à organização da vida.

1677
Primeiras observações microscópicas de materiais biológicos

Tudo indica que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiaisbiológicos foi um comerciante de tecidos neerlandês chamado Antonie van Leeuwenhoek (1632 1723). Alguns anos depois das observações de Hooke, Leeuwenhoek realizou várias observações com um dos seus microscópios. Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões deplantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sémen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência de uma variedade de organismos (bactérias) a a que chamou “animáculos”. O que era vivo parecia-lhe constituído por “glóbulos”, independentes ou ligados entre si. Leeuwenhoek não tinha, todavia, qualquer ideia do que era realmente uma célula.

1838-39Schleiden e Schwann primeiras bases da Teoria Celular. enunciaram as

Hooke e Leeuwenhoek fizeram observações notáveis, tendo os seus trabalhos encorajado outros a utilizar o microscópio na observação de material biológico. A hipótese que supõe que todos os seres vivos são constituídos por células foi crescendo lenta e gradualmente, à medida que iam sendo aperfeiçoadas as lentes, que permitiamobservações mais precisas das estruturas internas dos seres vivos. Em 1838, o botânico Matthias Schleiden propôs que todas as plantas são constituídas por células. No ano seguinte, Theodor Schwann, um zoólogo alemão, estendeu esta generalização aos animais. Schleiden e Schwann enunciaram as primeiras bases da Teoria Celular.

Teoria Celular (Schleiden e Schwann)
Foram Schleiden e Schwann quempropuseram as primeiras bases da Teoria Celular, que actualmente assenta nos seguintes pressupostos:

1.

A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos os seres vivos são constituídos por células, onde ocorrem os processos vitais); Todas as células provém de células pré-existentes; A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de...
tracking img